Assim como a firma mãe KTM, a Husqvarna apresentou hoje (31) sua linha enduro 2018, com motocicletas de dois tempos e injeção eletrônica. Os modelos TE250i e TE300i prometem manter toda a potência e praticidade desse tipo de propulsor, com muito menos emissões de poluentes.
As motocicletas são inteiramente novas e, assim como a KTM, dão aos motores de dois tempos um novo impulso, permitindo que a tecnologia funcione através de leis de emissões de poluentes cada vez mais rígidas.
O sistema revolucionário é o mesmo da KTM, ou seja, o TPI (Injeção de Transferência de Porta) que, através de um módulo eletrônico, “entrega a quantidade perfeita de combustível no motor em todos os momentos, em todas as condições” de acordo com a Husqvarna.
O motor é gerenciado eletronicamente e contém mapas personalizáveis, permitindo que o piloto altere as características de potência de acordo com as condições. O sistema também reduz o consumo de combustível fornecendo um processo de combustão muito mais eficiente do que um dois tempos carburado convencional.
Também foram herdadas das KTM as suspensões WP de última geração, que apresentam novos tubos externos de configuração mais rígida, além de características de flexibilidade aprimoradas e fricção reduzida. As pinças de freio vem da Margura, enquanto os discos da GSK.
As motocicletas de dois tempos, assim como o restante da linha 4 tempos (composta TX125, FE250, FE350, FE450 e FE501) estarão disponíveis nas concessionárias europeias a partir de julho. Ainda não há uma previsão de chegada ao Brasil.