A Husqvarna é a mais nova fabricante a revelar os seus planos de um modelo elétrico para um futuro já não tão distante. Eles apresentaram hoje (27) o conceito E-Pilen, que visa rivalizar com os scooters zero poluentes do mercado europeu.
Em termos de design, o E-Pilen bebe da mesma fonte das aclamadas irmãs Svartpilen e Vitpilen com o mesmo “tanque” angular, rodas de cinco raios, detalhes neo-retrô como o farol redondo único e uma rabeta traseira alta e cortada.
Seu principal diferencial, claro, é o motor elétrico de 8 kW (equivalente a um 125cc) que produz cerca de 11 cavalos de potência e providencia uma autonomia de 100 km. A sua bateria, além de recarregável pretende ser facilmente substituível.
Em termos de chassi e ciclística pouco foi falado, mas o conceito E-Pilen vêm com suspensões WP Apex topo de linha na dianteira e na traseira, já que a Husqvarna é tratada como uma marca premium pela sua empresa mãe, KTM.
“Sempre foi o objetivo da Husqvarna Motorcycles desenvolver novos produtos acessíveis no mais amplo espectro possível“, disseram. “A linha de mobilidade E manterá e continuará a dinâmica e o prazer de pilotar através da longa história e experiência da marca. Em apoio à iniciativa de mobilidade E, a Husqvarna expandirá estrategicamente sua presença em áreas urbanas e metropolitanas.“
A KTM recentemente anunciou, no início de 2021, seu compromisso com um consórcio de padronização de baterias ao lado das fabricantes Honda, Piaggio e Yamaha em território europeu e outros lugares, uma clara iniciativa de popularizar as motocicletas elétricas.