Assim como outras montadoras, a Husqvarna não está indiferente aos veículos elétricos. A marca sueca, hoje de propriedade da KTM poderá lançar um scooter zero emissões na na Índia e Europa a partir de 2021.
A descoberta partiu do IndianAutosBlog, que descobriu uma imagem aparentemente retirada de um catálogo interno da Bajaj Auto, parceira da KTM na Índia. A ilustração revela o novo scooter Chetak, muito popular por lá, e a novidade da Husqvarna.
De acordo com eles, o novo scooter da Husqvarna utiliza a mesma plataforma do Chetak, ou seja, um motor elétrico de 4 kW, e outro mais forte de 10 kW. O design segue a receia neoclássica já empregada nos modelos Svartpilen e Vitpilen atualmente.
A bateria com classificação IP67 pode ser carregada usando uma tomada elétrica doméstica padrão de 5 a 15 amperes. Atualmente leva 5 horas para carregar completamente, mas 1/4 da carga pode ser alcançado em apenas uma hora, enquanto 80% da carga pode ser atingida em 3,5 horas.
A Husqvarna é, para a KTM, uma marca premium, por isso é possível que o scooter obtenha recursos exclusivos, como console de instrumentos com suporte de smartphones, iluminação LED e freios a disco e rodas de liga. Além disso, a marcha à ré vista no Chetak também pode estar presente no modelo da Husqvarna.
O Bajaj Chetak é um dos scooters mais populares da história da Índia. Lançado em 1972, o modelo era baseado na antiga Vespa Sprint e permaneceu em produção até 2005. Entretanto, em outubro passado, a marca indiana anunciou a sua volta com motorização elétrica. O lançamento acontecerá em janeiro com a venda acontecendo em concessionárias KTM.
A própria KTM já confirmou publicamente, em junho passado, o trabalho em conjunto com a Bajaj Auto na construção de um scooter elétrico. As novidades não devem ser vistas antes de 2021, primeiramente na Índia e na Europa.