Apresentada como conceito no Salão de Milão de 2019, a Husqvarna Norden 901 foi uma das motos mais comentadas do evento. Agora descobrimos que a big trail provavelmente terá esse visual quando for apresentada em breve.
A imagem acima foi mostrada em uma apresentação privada para investidores da Pierer Mobility, a empresa proprietária das marcas KTM, GasGas e Husqvarna, essa última desde 2014. De lá para cá, todos os modelos foram equipados com maquinário laranja.
O mesmo acontece com a Norden 901, que utiliza o motor de dois cilindros em linha da KTM Duke 890R que, por sua vez, é uma versão de alta capacidade da 790 Duke. Um engenho capaz de render 120 cv a 9.250 giros e 10 quilos de torque a 7.750 rpm.
O motor impressiona por ser forte e moderno, mas o que realmente chamou atenção de todos em Milão foi o design do conceito, que mesclava elementos modernos e clássicos, com reminiscências dos modelos Svartpilen e Vitpilen da marca.
Pouco se sabe em termos de chassi e ciclística. Apenas que as rodas raiadas são de 21 e 19 polegadas, respectivamente. A suspensão, com bengalas invertidas na dianteira provavelmente são da marca WP (White Power), que também é intimamente ligada à KTM. Uma série de opcionais devem ser disponibilizados.
Felizmente o esboço da Pierer Mobility nos mostra que a maioria do design manteve-se, inalterado, com apenas espelhos retrovisores e um suporte de placa adicionado. A gente fica na torcida para que o painel digital de duas telas também tenha permanecido.
O sucesso foi tão grande que a Husqvarna não demorou mais do que alguns dias após o salão para confirmar a sua produção em série. Um protótipo também já foi flagrado em testes e o modelo já aparece listado como parte do portfólio de produtos da empresa. Isso sugere que o lançamento é iminente e pode já acontecer nos próximos meses.