A Husqvarna apresentou hoje (1º) a Norden 901 Expedition, versão mais bem equipada da big trail sueca. O novo modelo chega para rivalizar com KTM 890 Adventure e BMW F850GS Adventure.
Introduzida no Salão de Milão de 2021, a Husqvarna 901 Norden utiliza o mesmo chassi e motor da KTM 890 Adventure, já que as duas marcas são do mesmo grupo, o Pierer Mobility AG. Mas enquanto a versão austríaca tem um design convencional, a sueca optou por um caminho mais ousado.
Bem aceita desde o início, a Norden 901 ainda era “filha única” na linha, o que começa a mudar com a chegada da versão Expedition, que traz uma seleção de acessórios e melhorias para torná-la mais prática e confortável em viagens de longa distância.
As mudanças começam pela suspensão. Foram-se os garfos WP APEX da versão padrão em favor de novas unidades WP EXPLOR totalmente ajustáveis com 240 mm de curso na dianteira e traseira, bem acima dos 220 mm e 215 mm da versão standard.
Para aumentar o conforto e praticidade em longas viagens, o para-brisa da versão Expedition é mais alto e as manoplas possuem aquecimento de série, assim como o assento. Há quatro modos de pilotagem (Street, Rain, Offroad, Explorer) e ABS comutável para explorar o Off-Road.
Além disso, a Expedition conta com um conjunto de malas laterais macias com 36 litros de armazenamento, que se encaixam em pontos de fixação bem sutis. Também foi instalado um cavalete central que vem de série na motocicleta.
O motor, no entanto, é o mesmo, o dois cilindros em linha LC8 de 889 cm³ que rende 103,6 cv e 10,2 kgf.m de torque, números muito próximos da F850GS e Honda Africa Twin 1100. As rodas raiadas são de 21 e 18 polegadas, respectivamente com pneus sem câmara.
Todos esses acessórios fizeram a Expedition ficar com 214,5 quilos a seco, ou seja, 10,5 kg a mais que a versão normal. Se colocarmos 19 litros de combustível (uns 18 kg chutando por baixo), a motocicleta pesa cerca de 230 kg em ordem de marcha.
A Husqvarna Norden 901 Expedition já está disponível nas concessionárias com uma cor azulada, que chama um pouco mais de atenção do que o cinza e branco da moto padrão. O preço gira em torno dos 17.000 euros, cerca de € 1.000 a mais do que a versão convencional.