Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Husqvarna Norden 901 é apresentada. Veja as fotos

Lucas Carioli 1 de novembro de 2021




A Husqvarna apresentou, no último fim de semana, todos os detalhes da Norden 901, big trail, com que a marca sueca pretende entrar na briga do concorrido segmento adventure.

Revelada inicialmente como conceito no Salão de Milão de 2019, a Norden 901 agradou tanto que a Husqvarna não demorou muito para confirmar a sua produção em série. Desde então, protótipos tem sido flagrados constantemente, o que demonstra a importância que a fabricante dava ao projeto.

Felizmente a Husqvarna manteve muitas das características do conceito, a começar pela carroceria futurística, tipicamente Husky, com farol redondo de LED. Eles afirmam que o design foi projetado para trabalhar ergonomicamente com o corpo do piloto.



Por baixo de tudo está o mesmo motor da KTM 890 Adventure que rende 103,6 cv e 10,2 kgf.m de torque, além de atuar como um membro estressado dentro do chassi de aço. O quadro em si também vem da irmã austríaca, mas com o trail alterado para mudanças de direção mais rápidas e agressivas.

Também foram herdados da KTM os garfos invertidos e amortecedor traseiro WP Apex, acrescentando 20 mm de curso na extremidade dianteira e 15 mm extra na traseira para um pouco mais de desenvoltura no Off-Road, algo que que a Norden 901 garante que faz muito bem graças aos pneus Pirelli Scorpion Rally STR.

A altura geral da motocicleta também pode ser regulada entre 854 mm e 874 mm, assim como o guidão, em até 30 mm. As borrachas das pedaleiras podem ser retiradas, para maior aderência no barro. O painel é uma tela TFT de 5 polegadas que pode ser conectado ao smartphone por meio do aplicativo da Husqvarna para navegação.

A parte eletrônica é caprichada, graças a uma unidade de medição inercial de seis eixos, que proporcionou a inclusão de ABS em curvas nos freios J.Juan, controle de tração de nove estágios (desbloqueado quando a moto é colocada no modo opcional Explorer) controle de cruzeiro, quickshifter, embreagem deslizante e três modos de pilotagem.

A Husqvarna ainda não anunciou os preços e disponibilidade da Norden 901. O mais provável é que a motocicleta esteja nos concessionários europeus no primeiro semestre de 2022. Como a marca tem um representante no Brasil, sua vinda ao país não pode ser completamente descartada.



Husqvarna Norden 901 – Ficha Técnica

Motor2 cilindros em linha, 4 tempos, DOHC
Deslocamento 889 cm³
Diâmetro/curso90,7 / 68,8 mm
Potência máxima77 kW (105 cv) a 8.000 rpm
Torque máximo10,2 kgf.m a 6.500 rpm
Taxa de compressão13,5: 1
IgniçãoPartida elétrica/12V 10Ah
Transmissão6 marchas
InjeçãoDKK Dellorto (acelerador de 46 mm)
Cabeçote4 válvulas por cilindro
LubrificaçãoLubrificação por pressão com 2 bombas de óleo
Relação primária39:75
Relação secundária16:45
RefrigeraçãoLíquida resfriada com trocador de calor de água/óleo
EmbreagemEmbreagem PASC Slipper operada por cabo
Gerenciamento do motorBosch EMS com RBW
Controle de traçãoSensível ao ângulo de inclinação, 3 modos, comutável, modo Explorer opcional
Chassis
QuadroEstrutura de cromo-molibdênio-aço usando o motor como elemento estressado, revestido a pó
Sub quadroTreliça de cromo-molibdênio-aço, revestido a pó
Guidão Alumínio, cônico, 28/22 mm
Suspensão dianteiraWP APEX-USD de 43 mm
Regulagem frontalCompressão, rebote, pré-carga
Suspensão traseiraWP APEX-Monoshock
Regulagem traseiraRebote, pré-carga
Curso dianteira/traseira220 mm/215 mm
Freio dianteiroDois discos de 320 mm, pinças radiais de 4 pistões
Freio traseiro260 mm, pinça flutuante de 2 pistões
IMUBosch 9.1 MP
Rodas dianteiras/traseirasRaiadas de alumínio sem câmara 2,50 x 21”, 4,50 x 18”
Pneus dianteiro/traseiroPirelli Scorpion Rallly STR 90/90R21 e 150/70R18
CorrenteX-Ring passo 520
Sistema de exaustãoSilenciador primário e secundário de aço inoxidável
Ângulo da cabeça de direção64,2°
Compensação da mesa de direção30 mm
Rake106,9 mm
Distância entre eixos1.513 mm ± 15 mm
Distância ao solo252 mm
Altura do assento854/874 mm
Capacidade do tanque19 litros
Peso a seco 204 kg
Eletrônica
Modos ABSStreet (sensível em curvas) e Offroad
Modos de pilotagemStreet, Rain, Off-Road (Explorer opcional)
Sistemas de gerenciamento de motorMTC, MSR, Easy Shift
Cruise ControlEquipamento de série
ConectividadeNavegação passo a passo, chamadas, seleção de música
AcessóriosUnidade de conectividade, TPMS, punhos e assentos aquecidos




Tags: Husqvarna Norden 901 Notícias Slider

Continue Reading

Previous: Cidade de Socorro vai inaugurar museu dedicado a motos
Next: No acumulado, Harley-Davidson cresce 9% sobre 2020 mas fica 11% atrás de 2019

Leia também

Suzuki: crescimento de 57% no Brasil entre janeiro e maio
  • Notícias

Suzuki: crescimento de 57% no Brasil entre janeiro e maio

13 de junho de 2025
Kawasaki inaugura nova concessionária em Ribeirão Preto
  • Notícias

Kawasaki inaugura nova concessionária em Ribeirão Preto

13 de junho de 2025
MV Agusta detalha processo de reestruturação e planos para o futuro
  • Notícias

MV Agusta detalha processo de reestruturação e planos para o futuro

11 de junho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.