A Husqvarna divulgou hoje (3) o balanço de 2016 e os resultados foram surpreendentes. No ano passado, a marca sueca superou todas as expectativas, conseguindo um aumento de 43% no seu fluxo de vendas.
Nada menos do que 30.700 unidades foram comercializadas, um surpreendente resultado que superou as marcas de 2015 que já haviam sido muito boas. No ano passado, a Husqvarna já havia notado um crescimento de 32%, com 21.513 unidades vendidas.
Trata-se de mais um reflexo da aquisição da Husqvarna pela KTM, outra marca que vive um excepcional período de sucesso. Anteriormente, os suecos eram de propriedade da BMW Motorrad, com resultados bem mais modestos.
Para se ter uma ideia, em seus últimos anos como parte da BMW, a Husqvarna comercializou 9.286 unidades em 2011 e 10.751 em 2012. Contudo, em 2014, seu primeiro ano completo como propriedade da KTM, a melhora já havia sido considerável: 16.337 unidades além do já referido salto em 2015.
A linha da Husqvarna continua sendo basicamente compostas de motocicletas voltadas para o off-road, seu principal mercado. Mas, agora eles pretendem estabelecer uma linha de modelos urbanos nos próximos anos. Alguns conceitos e protótipos já foram flagrados.
Com uma variedade de público bem maior em seu futuro catálogo, não é difícil imaginar que a Husqvarna continue e crescer nos próximos anos. A própria KTM também já disse que pretende fazer da marca uma das principais da Europa até 2020.
Enquanto as vendas de motos novas caíram no Brasil e nos Estados Unidos, o mercado voltou a crescer no Velho Continente e as montadoras estão sentindo os efeitos. Enquanto a Harley-Davidson fechou 2016 com um déficit de 1,6%, Ducati e BMW comemoram novos recordes de vendas, com um aumento de 1,9% e 5,9%, respectivamente.