A Husqvarna está apresentando, no Salão de Munique, na Alemanha, o seu conceito elétrico E-Pilen ao vivo pela primeira vez. A motocicleta pretende estar nas principais concessionárias da marca já em 2022.
Anunciada em abril, o Husqvarna E-Pilen é o primeiro conceito elétrico criado pela marca sueca. Ao vivo, o modelo confirma seu design minimalista, com farol redondo (de LED) e detalhes pontiagudos para disfarçar o volume da bateria, que nesse caso são três unidades removíveis, já no padrão do consórcio que a KTM integra.
Com elas, uma potência de 8 kW (o equivalente a 11 cv) é atingida, o suficiente para providenciar uma autonomia de até 100 quilômetros. De acordo com a Husqvarna, o E-Pilen é um veículo leve, desenvolvido para o tráfego urbano e rotas de subúrbio em áreas densamente populosas.
No mais, a energia é transferida do motor para a roda traseira através de uma corrente convencional. Garfos invertidos WP, provavelmente os mesmos que equipam a linha KTM Duke, são conta da suspensão dianteira, com um amortecedor bem inclinado na traseira. As rodas de liga com cinco raios possuem discos de freio em ambos os eixos.
Embora seja incomum para uma empresa de motocicletas lançar seus produtos em um salão tradicionalmente de quatro rodas, o Salão de Munique deste ano – que substitui o evento de Frankfurt – está sendo considerado um evento de mobilidade urbana, com ênfase na tecnologia elétrica em duas e quatro rodas.
O chefe da KTM Stefan Pierer já afirmou várias vezes que em um futuro próximo ele só vê veículos de duas rodas movidos a eletricidade em ambientes urbanos. Se você seguir o conhecido cronograma de modelos da marca, a versão de série da E-Pilen chegará já em 2022.