A Dorna Sports, empresa que promove a MotoGP anunciou hoje (4) a assinatura de um acordo com o governo da Hungria para receber a Categoria Rainha a partir de 2023. A construção de um novo circuito está prevista para começar no segundo trimestre de 2021.
Localizado em Debrecen, a segunda maior cidade da Hungria, na região de Hajdúság, o novo autódromo pretende um centro de esportes motorizados na área, atraindo também fãs de países vizinhos, como Eslováquia, Ucrânia e Romênia.
“Finalmente isto está se tornando realidade, estamos muito felizes porque na Hungria há muita paixão pelo esporte e com este projeto muitos mais húngaros vão começar a entrar nas nossas categorias e no nosso paddock“, disse Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna. “O nosso desejo é trazer o melhor para o circuito – espectadores, impacto econômico, dar cobertura desta região ao redor do mundo na TV – mas também ter a possibilidade de mais pilotos húngaros no futuro através da Estrada para MotoGP“, garantiu.
De acordo com Ezpeleta, os contatos com o governo local começaram há dois anos. O projeto conta com a colaboração de Gábor Talmácsi, piloto húngaro com passagens por todas as classes do Campeonato Mundial e que tem 9 vitórias nas 125cc.
“É muito emocionante para mim, estou muito orgulhoso de estar aqui. A minha história de vida é basicamente que representei o meu país como piloto durante 10 anos na MotoGP e agora, numa posição diferente represento a Hungria como especialista em esportes motorizados e tento sempre retribuir, apoiar projetos como este“, disse Talmácsi. “Tenho orgulho de fazer parte do projeto, adoro motos, adoro corridas e sempre sigo o esporte mesmo quando não estou competindo. É um grande momento para nós estarmos aqui e o governo ter assinado o contrato com a Dorna.“
Detalhes sobre o circuito vão ser revelados em um segundo momento. Ainda em 2021, a MotoGP está prevista para conhecer pelo menos uma pista nova, o circuito KymiRing na Finlândia, que não estava totalmente pronto em 2020 e teve a sua estreia adiada em virtude da pandemia.
O Campeonato Mundial já esteve na Hungria, quando ainda se chamava apenas 500cc. Aconteceu em 1990 e 1992 no circuito Hungaroring, o mesmo utilizado pela Fórmula 1. Os vencedores foram Mike Doohan e Eddie Lawson, que conquistou a única vitória da marca italiana na Classe Rainha.