No Japão, pedir desculpas públicas, principalmente após um erro, é um dos atos considerados mais respeitados. Foi o que a HRC (Honda Racing Corporation) fez hoje com Casey Stoner, que sofreu um acidente durante as 8 Horas de Suzuka.
O australiano estava liderando a prova de endurance no último domingo (26) quando o acelerador da sua Honda CBR1000RR Fireblade travou 26 segundos antes de Stoner cair com violência, perto do herpin. Segue abaixo a declaração:
“A Honda Racing Corporation realizou uma análise detalhada após a queda de Casey Stoner nas 8 horas de Suzuka. Depois de inspecionar o acelerador, que é específico da HRC para provas de resistência e diferente Honda CBR1000RR de série, nós encontramos um problema com o cabo do mesmo. Esse problema não tinha acontecido antes, mas a HRC vai parar de usá-lo e projetar um novo. A HRC quer pedir desculpas e agradecer à Casey Stoner pelo esforço de ter ido às 8 Horas de Suzuka.”
Stoner ficou encarregado de fazer o segundo turno da corrida, recebendo a CBR de Takumi Takahashi após uma hora de prova. A equipe ocupava a segunda posição, mas rapidamente passaram para a liderança com o australiano a bordo. O acidente aconteceu após apenas sete voltas percorridas.
O bicampeão da MotoGP quebrou o ombro e a tíbia da perna esquerda: “infelizmente, eu tive um problema mecânico ao chegar na curva que precede o herpin“, explicou mais tarde. “Saí da pista em alta velocidade e tentei parar a moto, mas estava indo direto para a parede, então me joguei no chão para não bater no guard rail“, afirmou.