A Honda Racing Corporation (HRC) anunciou hoje (15) a renovação de Takaaki Nakagami para 2020. O japonês, no entanto, vai mesmo encerrar a temporada atual após a próxima etapa no Japão para a realização de uma cirurgia no ombro.
Nakagami sofreu uma violenta queda no Grande Prêmio da Holanda, quando colidiu com Valentino Rossi durante a corrida em Assen. Desde então, o japonês tem sofrido com dores e falta de força no local, por isso os médicos decidiram antecipar a cirurgia.
“Antes de tudo, estou muito satisfeito por ficar com a Honda e a equipe LCR.Consegui melhorar muito este ano e a Honda me mostrou grande apoio e me deu um pacote muito forte. Estou certo de que juntos poderemos continuar assim em 2020“, comentou Nakagami. “Sobre a lesão, depois do acidente que tive em Assen, senti dores e falta de força no ombro. Fui ao médico para entender completamente a situação e, apesar de conseguir pilotar não era a situação ideal, por isso tomamos a difícil decisão ao lado da Honda e da LCR de fazer essa operação agora“, explicou.
Nakagami, portanto, irá correr apenas no Grande Prêmio do Japão, que acontece no próximo final de semana no circuito de Motegi. Sua presença na MotoGP é considerada muito importante, pois é o único piloto japonês em atividade, um país que já teve nomes como Makoto Tamada, Norick Abe e Tadayuki Okada.
“Estamos orgulhosos de continuar a apoiar Takaaki Nakagami na MotoGP em 2020“, disse Tetsuhiro Kuwata, chefe da HRC. “Como piloto, ele continuou a se desenvolver e crescer ao longo de 2019. Ele é alguém que inspira muitos jovens talentos no Japão e na Ásia com seu trabalho e foco. Desejo-lhe tudo de melhor em sua recuperação e estou ansioso pela temporada de 2020“.
A saída de Takagami abre as portas para a volta de Johann Zarco à MotoGP. O francês, que deixou a KTM após a etapa de Misano, tem sido especulado como o favorito para ocupar a vaga do japonês nas três últimas corridas da temporada. Um pronunciamento é aguardado para a entrevista coletiva na quinta-feira (17).