Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Hornet, Transalp, Hawk e CBR podem formar nova linha Honda com motor de 750cc

Lucas Carioli 8 de julho de 2022




A imprensa japonesa está apostando que a nova Hornet será mesmo impulsionada por um motor bicilíndrico de 750cc que também deve ser o núcleo de uma nova linha, composta por uma Transalp, Hawk e até CBR!

Confirmada no Salão de Milão do ano passado, a nova Hornet foi mostrada apenas através de desenhos conceituais. Para a apresentação, a Honda colocou alguns efeitos sonoros com o ronco de um motor que não deixa dúvidas: trata-se de um típico dois cilindros em linha.

Isso vai de encontro a uma informação anterior que temos, os registros de patente de um novo motor bicilíndrico de 755 cm³. Completamente diferente do motor da NC750X atual (de 745 cm³) o novo propulsor promete ser mais forte pois também deve equipar uma nova Transalp (de sigla XL750L).



Agora, a revista japonesa Young Machine não apenas confirma essas informações, como ainda acrescenta outros dois modelos inesperados: uma Hawk 75 (versão menor da Hawk 11, com o motor da África Twin apresentada esse ano no Japão) e uma CBR750RR, uma óbvia versão reduzida da Fireblade.

Apesar do saudosismo transbordante, tudo é movido pela lógica aqui. Com o enrijecimento das leis de emissões no Japão (e no mundo todo), os motores de quatro cilindros parecem com os dias contados. Para substituí-los, a arquitetura mais bem sucedida tem sido a de gêmeos paralelos, em todas as marcas.

Embora não seja a configuração com o ronco mais bonito, os motores de dois cilindros em linha são os que oferecem a melhor relação entre tamanho, peso, desempenho e baixo consumo, seja de combustível ou de emissões. Kawasaki, Yamaha, KTM, Aprilia tem optado por eles, é só observar.

Para substituir os tetracilíndricos de 650cc atuais, faz todo o sentido a Honda desenvolver um novo bicilíndrico de 750cc com tamanho semelhante e desempenho abundante para equipar uma série de modelos. A naked Hornet, a adventure média Transalp; a retrô Hawk 75 e a esportiva CBR750R. Realmente faz sentido.

A Hornet 750 chega para brigar com a líder da classe, Yamaha MT-07. A Transalp 750 disputaria terreno com BMW F750GS e Yamaha Ténéré 700; a Hawk 75 seria o modelo perfeito para o mercado retrô, liderado por Triumph Speed Twin e Ducati Scrambler. Enquanto isso, a CBR750R encara Aprilia RS660 e Kawasaki Ninja 650.

Tudo isso vai ser confirmado? A Hornet já está sendo até anunciada pela própria a Honda. A Transalp parece ser a próxima mais provável, mas teremos que ter paciência e aguardar os acontecimentos. A Young Machine já acertou um bocado de furos antes, então vale a pena acompanhar.




Tags: Hawk 11 Honda Hornet Slider Transalp

Post navigation

Previous Alex Rins ganha Suzuki de MotoGP de presente
Next Apresentada na Índia, TVS Ronin espera brigar com Royal Enfield

Leia também

Na China, Honda apresenta novas CB500 Super Four e CBR 500R Four
  • Notícias

Na China, Honda apresenta novas CB500 Super Four e CBR 500R Four

20 de setembro de 2025
Honda revela primeiros detalhes de sua moto elétrica
  • Notícias

Honda revela primeiros detalhes de sua moto elétrica

16 de setembro de 2025
Ducati apresenta versões RS da Multistrada V4 e Diavel V4
  • Notícias

Ducati apresenta versões RS da Multistrada V4 e Diavel V4

15 de setembro de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.