A imprensa japonesa está apostando que a nova Hornet será mesmo impulsionada por um motor bicilíndrico de 750cc que também deve ser o núcleo de uma nova linha, composta por uma Transalp, Hawk e até CBR!
Confirmada no Salão de Milão do ano passado, a nova Hornet foi mostrada apenas através de desenhos conceituais. Para a apresentação, a Honda colocou alguns efeitos sonoros com o ronco de um motor que não deixa dúvidas: trata-se de um típico dois cilindros em linha.
Isso vai de encontro a uma informação anterior que temos, os registros de patente de um novo motor bicilíndrico de 755 cm³. Completamente diferente do motor da NC750X atual (de 745 cm³) o novo propulsor promete ser mais forte pois também deve equipar uma nova Transalp (de sigla XL750L).
Agora, a revista japonesa Young Machine não apenas confirma essas informações, como ainda acrescenta outros dois modelos inesperados: uma Hawk 75 (versão menor da Hawk 11, com o motor da África Twin apresentada esse ano no Japão) e uma CBR750RR, uma óbvia versão reduzida da Fireblade.
Apesar do saudosismo transbordante, tudo é movido pela lógica aqui. Com o enrijecimento das leis de emissões no Japão (e no mundo todo), os motores de quatro cilindros parecem com os dias contados. Para substituí-los, a arquitetura mais bem sucedida tem sido a de gêmeos paralelos, em todas as marcas.
Embora não seja a configuração com o ronco mais bonito, os motores de dois cilindros em linha são os que oferecem a melhor relação entre tamanho, peso, desempenho e baixo consumo, seja de combustível ou de emissões. Kawasaki, Yamaha, KTM, Aprilia tem optado por eles, é só observar.
Para substituir os tetracilíndricos de 650cc atuais, faz todo o sentido a Honda desenvolver um novo bicilíndrico de 750cc com tamanho semelhante e desempenho abundante para equipar uma série de modelos. A naked Hornet, a adventure média Transalp; a retrô Hawk 75 e a esportiva CBR750R. Realmente faz sentido.
A Hornet 750 chega para brigar com a líder da classe, Yamaha MT-07. A Transalp 750 disputaria terreno com BMW F750GS e Yamaha Ténéré 700; a Hawk 75 seria o modelo perfeito para o mercado retrô, liderado por Triumph Speed Twin e Ducati Scrambler. Enquanto isso, a CBR750R encara Aprilia RS660 e Kawasaki Ninja 650.
Tudo isso vai ser confirmado? A Hornet já está sendo até anunciada pela própria a Honda. A Transalp parece ser a próxima mais provável, mas teremos que ter paciência e aguardar os acontecimentos. A Young Machine já acertou um bocado de furos antes, então vale a pena acompanhar.