As bicilíndricas carenadas médias estão na moda. Depois da confirmação de que a Suzuki vai lançar uma GSX-8R, agora, uma patente da Honda aponta para uma versão supersport da nova Hornet 750.
A patente da suposta “Honda CBR 750R” é disfarçada pela invenção de uma carenagem que pode ser removida rapidamente. A atual plataforma de 750cc utilizada na Hornet – e também na Transalp – é mostrada como exemplo, com meia carcaça, nova traseira e stubs profundos.
Se você colocar o desenho da patente por cima de uma imagem da Hornet 750 (acima) verá apenas pequenas diferenças na escolha das pinças de freio e no comprimento do braço oscilante, o que demonstra como o novo modelo pode ser facilmente adaptado.
Com a suposta CBR 750R, a Honda se juntaria ao já estabelecido círculo de esportivas carenadas de dois cilindros derivadas de nakeds, inaugurado pela Kawasaki Ninja 650 (Z650) e seguido por Yamaha R7 (MT-07), Aprilia RS 660 e futuramente, Suzuki GSX-8R (GSX-8S).
Não seria uma surpresa. Mais simples e baratas de produzir, essas motocicletas têm praticamente o mesmo impacto visual de uma esportiva de verdade (como a Ninja ZX-6R e CBR600RR) custando muito menos. Além disso, podem ser colocadas na categoria de condução A2 europeia.
Na Europa, a carteira de habilitação é dividida em níveis de habilidade, que o condutor deve passar, se deseja conduzir modelos maiores e mais potentes. Após a categoria iniciante, A1, a classe A2 é a mais procurada, e permite a habilitação de veículos até 48 cv.
A má notícia é que a CBR 750R poderá substituir, a médio prazo, a CBR 650R, que é mais complexa e mais cara de produzir. Seu motor de quatro cilindros produz 95 cv a 12.000 rpm e empurra 208 kg com o tanque cheio. A Hornet 750 chega a 90,6 cv a 190 kg nas mesmas condições.