Após unirem forças em 2019, Honda, Yamaha, Suzuki e Kawasaki anunciaram hoje (26) o fechamento de um acordo inédito para padronizar baterias intercambiáveis e que funcionarão nas motos elétricas de todas as quatro marcas.
O objetivo do consórcio firmado no Japão era criar uma bateria homogeneizada, já que cada fabricante tinha a sua própria visão de como as motos elétricas deviam ser. Além disso, eles pretendiam unificar sistemas de recarga e de infraestrutura.
Quase dois anos depois, as quatro grandes anunciaram agora a criação de uma bateria substituível com um padrão comum, para que a unidade presente em uma Suzuki possa funcionar igualmente em uma motocicleta Honda, por exemplo.
Trata-se de um grande passo para as motos elétricas como um todo. Um sistema padronizado permitirá que os postos de abastecimento acumulem grandes estoques para que os usuários possam comprar ou trocar suas baterias descarregadas por novas.
A tecnologia tem o potencial de revolucionar as motocicletas elétricas ao eliminar a necessidade de utilizar baterias maiores (e mais pesadas) para aumentar a autonomia. Isso significa motos mais leves, mais eficientes e com melhor manuseio.
Além do mais, remover a bateria embutida deve reduzir o preço final de compra das motos elétricas, uma vez que você estaria efetivamente “alugando” essas baterias, fazendo pagamentos ao trocar as embalagens, em vez de comprá-las permanentemente.
Esse acordo, no entanto, é diferente daquele recentemente firmado pela Honda, Yamaha, Piaggio e KTM para buscar o mesmo objetivo. Mas o padrão acordado pelas quatro japonesas provavelmente terá uma influência significativa em todos os acordos futuros.