Depois de anunciarem o trabalho em conjunto para a criação de uma bateria intercambiável, as fabricantes Honda, Yamaha, KTM e Piaggio criaram oficialmente agora o “Consórcio de Motocicleta de Baterias Intercambiáveis”, o que deve acelerar o seu desenvolvimento.
Anunciada em março, a parceria visa definir as especificações técnicas das baterias padronizadas para o setor de motocicletas e derivados, encerrando as disputas pelo tipo de formato a ser utilizado, como aconteceu entre as fitas VHS e Betamax no começo dos anos 1980 ou os discos HD-DVD e Blu-Ray no princípio do século 21.
Se cada fabricante desenvolver sua própria forma e tamanho de bateria, com diferentes protocolos de carregamento e conexões de bateria, será impossível criar estações de recarga e de estoque para todas. O consórcio visa tornar as motocicletas que usam essas unidades muito mais atraentes para os clientes do que qualquer projeto rival.
“A Honda acredita que a adoção generalizada de motocicletas elétricas pode desempenhar um papel importante na concretização de uma sociedade mais sustentável. Para tanto, precisamos solucionar diversos desafios, como ampliar a autonomia, encurtar o tempo de recarga e diminuir os custos de veículos e infraestrutura para aumentar a comodidade para os clientes“, disse o diretor de operações de motocicletas da Honda, Yoshishige Nomura. “No Consórcio que criamos, os membros fundadores e outras partes interessadas trabalharão juntos para padronizar as baterias substituíveis, seus sistemas de carregamento e infraestrutura circundante para criar o ambiente para seu uso. Nosso objetivo é garantir que as motos continuem a ser escolhidas como um método útil de transporte na mobilidade futura.”
O Gerente Geral de Operações de Negócios de Mobilidade da Yamaha, Takuya Kinoshita adicionou: “o consórcio está finalmente pronto para trabalhar. Espero que este primeiro passo seja um farol que atraia pessoas com ideias semelhantes para a nossa missão e leve a mudanças transformadoras para o futuro. Nós da Yamaha Motor estamos confiantes de que, por meio dessa iniciativa, podemos ajudar a unificar as diferentes especificações técnicas e padrões e contribuir para maximizar os méritos da energia elétrica para clientes em todo o mundo”.
O Consórcio diz que trabalhará com vários organismos internacionais de padronização e parece estar dando as boas-vindas a outras empresas de motocicletas ou fabricantes de baterias: “os quatro membros fundadores encorajam todos os interessados a se unirem à cooperação para enriquecer a experiência do Consórcio a fim de garantir uma grande difusão de baterias substituíveis padronizadas no futuro.”
No Japão, Honda, Yamaha, Suzuki e Kawasaki já estabeleceram em conjunto um padrão de bateria de motocicleta de 48V substituível e, como 50% desse grupo compõe a mesma proporção do novo consórcio europeu, há uma grande chance de que os mesmos parâmetros sejam aplicados pelo novo grupo.