As quatro maiores fabricantes de motocicletas do Japão, Honda, Yamaha, Kawasaki e Suzuki fizeram um anúncio conjunto hoje (17) de uma nova parceria visando o desenvolvimento de motocicletas de combustão movidas a hidrogênio do futuro.
Elas confirmaram que receberam a aprovação do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão para formar um grupo de pesquisa chamado “HySE” (tecnologia de mobilidade e motor de hidrogênio pequeno), com cada um dos fabricantes assumindo um papel diferenciado nos estudos em andamento.
“Estamos extremamente satisfeitos em anunciar a formação planejada da associação”, disse o presidente indicado da HySE, Kenji Komatsu. “Existem muitos desafios no desenvolvimento de motores movidos a hidrogênio, mas esperamos ver as atividades da associação avançarem na pesquisa fundamental para enfrentar esses desafios”.
Todas as quatro já anunciaram planos em direção a um futuro sem carbono (como energia elétrica por bateria). No entanto, elas concordam que uma solução mais prática para os motores a combustão precisa ser implementada – e o hidrogênio tem se mostrado o substituto ideal para a gasolina.
“Estamos comprometidos com esse empreendimento com um senso de missão de preservar o uso de motores de combustão interna, que simbolizam os esforços de longa data que nossos predecessores investiram”, acrescentou Komatsu, que também ocupa o cargo de Diretor Executivo de Pesquisa Técnica e Centro de Desenvolvimento.
A Honda analisará a pesquisa sobre o desenvolvimento baseado em modelos de motores movidos a hidrogênio e a Suzuki dedicará seu tempo a um estudo elementar sobre funcionalidade, desempenho e confiabilidade dos motores movidos ao combustível.
Enquanto isso, a Yamaha e a Kawasaki farão suas pesquisas – usando motores reais de hidrogênio para testar funcionalidade, desempenho e confiabilidade. A marca de Akashi inclusive já apresentou um conceito movido a hidrogênio no ano passado. Suporte adicional também será fornecido pela Toyota.