A chegada de uma nova Hornet é dada como certa, mas essa pode não ser a única novidade da Honda para 2023. O nome “XL750 Transalp” foi flagrado em registros de patente e praticamente confirmam o retorno da adventure média.
Rumores do renascimento da Transalp tem sido frequentes no último ano, desde o aparecimento dos registros de um novo motor de dois cilindros em linha e 755 cm³ da Honda, que deve ser o centro de toda uma nova linha de motocicletas médias.
O novo registro foi feito no Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos EUA em 12 de agosto de 2022. Não existem maiores detalhes, mas parece bastante óbvio que a Honda pretende oferecer um produto mais próprio para o Off-Road que a best-seller NC750X.
Com isso, a marca japonesa teria uma concorrente a altura da Yamaha Ténéré 700, que vende muito bem na Europa, além de disputar mercado com BMW F750GS e Triumph Tiger 850 Sport, utilizando todo o prestígio do nome “Transalp” adquirido nos últimos 40 anos.
Introduzida no exterior em 1986, a XL600V Transalp foi a principal adventure média da Honda até o seu desaparecimento em 2012. Na época, eles já planejavam o retorno da Africa Twin. O Brasil só conheceu a sua última geração, a XL700V de 2008 em diante.
A crise financeira decorrente da pandemia, o preço dos combustíveis e os limites de emissões também estão pressionando a fabricantes a oferecerem modelos mais leves. Dessa forma, a Africa Twin 1100 ficará sendo a opção topo de linha e a Transalp 750 a opção mais acessível.
O seu motor de 755 cm³ provavelmente é o mesmo que equipa a nova Hornet, que tem tudo para fazer a sua estreia no Salão de Milão desse ano. A chegada da Transalp, no entanto, não é tão garantida. Ao contrário da Hornet, o silêncio com a Transalp é absoluto.