Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Endurance
    • Road Racing
      • Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Honda VFR750R: programa de manutenção chega à Europa com 150 peças originais

Lucas Carioli 20 de maio de 2021


Lembra-se quando dissemos que a Honda estava iniciando, no Japão, um programa de manutenção para a VFR750R (RC30) de 1987? O serviço acaba de ser anunciado na Europa disponibilizando 150 novas peças originais para a icônica superbike.

As peças, que cobrem o motor, chassis, carroceria e eletrônicos foram escolhidas com base nas solicitações dos proprietários e nas especificações dos especialistas estão chegando às concessionárias Honda da Europa esse mês, em números limitados, é claro.

Tudo começou em 2017, quando um exame nos arquivos da RC30 no Japão revelou que nenhum dos moldes ou formas de madeira originais tinham sido preservados. Era preciso tomar uma atitude para ajudar os proprietários na manutenção de um dos modelos mais históricos da marca.


Alguns moldes precisaram ser feitos do zero novamente.

Como todas as motos produzidas na época, a fabricação da RC30 foi baseada em planos de estrutura de arame 2D desenhados à mão, a partir dos quais moldes e formas foram criados. Bem diferente dos atuais métodos 3D de modelagem digital, esses projetos contêm muito menos detalhes específicos, o que dificultou a reprodução das novas peças.

As plantas disponíveis foram digitalizadas e ampliadas na escala 1:1 e comparadas com as peças originais das RC30s restantes dentro da Honda e com a ajuda dos clubes dos proprietários para garantir sua precisão. Mesmo assim, ainda havia lacunas nas informações necessárias para produzir as peças com a qualidade adequada.

Para garantir que as peças atendessem aos altos padrões exigidos, a solução encontrada foi envolver os membros da equipe técnica de desenvolvimento do RC30 original, muitos dos quais já estavam aposentados, para aproveitar seus conhecimentos e experiência.

Concebida para competir no Mundial de Superbike em 1988, a VRF750R foi muito bem sucedida, ganhando os dois primeiros títulos com o norte-americano Fred Merkel. Apenas 5.000 unidades foram produzidas e hoje são itens de coleção. Graças a esse esforço inédito, a Honda vai manter a lenda da RC30 viva por muito tempo.


Tags: Honda Notícias RC30 VFR750R

Continue Reading

Previous: Harley-Davidson e Hero vão desenvolver motos de pequeno deslocamento na Índia
Next: MV Agusta apresenta Rush 1000 2021 mais detalhada do que nunca

Leia também

Mais uma na caixa: Yamaha FZR 750R 1990 com 1 quilômetro no hodômetro
  • Notícias

Mais uma na caixa: Yamaha FZR 750R 1990 com 1 quilômetro no hodômetro

5 de junho de 2025
Influência da Bajaj sobre a KTM tende a aumentar nos próximos anos
  • Notícias

Influência da Bajaj sobre a KTM tende a aumentar nos próximos anos

4 de junho de 2025
Honda CB500X dá lugar à NX 500 no modelo 2026. Veja as mudanças
  • Notícias

Honda CB500X dá lugar à NX 500 no modelo 2026. Veja as mudanças

4 de junho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.