Lembra-se quando dissemos que a Honda estava iniciando, no Japão, um programa de manutenção para a VFR750R (RC30) de 1987? O serviço acaba de ser anunciado na Europa disponibilizando 150 novas peças originais para a icônica superbike.
As peças, que cobrem o motor, chassis, carroceria e eletrônicos foram escolhidas com base nas solicitações dos proprietários e nas especificações dos especialistas estão chegando às concessionárias Honda da Europa esse mês, em números limitados, é claro.
Tudo começou em 2017, quando um exame nos arquivos da RC30 no Japão revelou que nenhum dos moldes ou formas de madeira originais tinham sido preservados. Era preciso tomar uma atitude para ajudar os proprietários na manutenção de um dos modelos mais históricos da marca.
Como todas as motos produzidas na época, a fabricação da RC30 foi baseada em planos de estrutura de arame 2D desenhados à mão, a partir dos quais moldes e formas foram criados. Bem diferente dos atuais métodos 3D de modelagem digital, esses projetos contêm muito menos detalhes específicos, o que dificultou a reprodução das novas peças.
As plantas disponíveis foram digitalizadas e ampliadas na escala 1:1 e comparadas com as peças originais das RC30s restantes dentro da Honda e com a ajuda dos clubes dos proprietários para garantir sua precisão. Mesmo assim, ainda havia lacunas nas informações necessárias para produzir as peças com a qualidade adequada.
Para garantir que as peças atendessem aos altos padrões exigidos, a solução encontrada foi envolver os membros da equipe técnica de desenvolvimento do RC30 original, muitos dos quais já estavam aposentados, para aproveitar seus conhecimentos e experiência.
Concebida para competir no Mundial de Superbike em 1988, a VRF750R foi muito bem sucedida, ganhando os dois primeiros títulos com o norte-americano Fred Merkel. Apenas 5.000 unidades foram produzidas e hoje são itens de coleção. Graças a esse esforço inédito, a Honda vai manter a lenda da RC30 viva por muito tempo.