A equipe oficial Honda venceu hoje (6) a 44ª edição das 8 Horas de Suzuka, a corrida de endurance mais prestigiada do motociclismo. Imbatíveis, eles ainda contaram com diversos problemas afetando a YART Yamaha e outros adversários.
Largando da pole position, o team HRC, do trio Xavi Vierge, Takumi Takahashi e Tetsuta Nagashima inicialmente travou uma belíssima disputa com a YART (Karel Hanika, Marvin Fritz e Niccolò Canepa) e a Yoshimura SERT Motul (Sylvain Guintoli, Gregg Black e Etienne Masson).
A HRC, entretanto, não demorou a abrir vantagem, consolidando o excelente ritmo que a Honda já tinha demonstrado nos treinos. Por outro lado, a atual campeã, F.C.C TSR Honda France sofreu uma queda com Mike Di Meglio com apenas 40 minutos de prova, quando vinha em quarto lugar.
A YART Yamaha também teve contratempos. Com 1 hora e 40 minutos, Karel Hanika ficou sem combustível na reta oposta do circuito. O piloto checo precisou empurrar a Yamaha R1 lentamente até chegar aos boxes perdendo mais de 20 minutos no processo e recuando para a 43ª posição.
Com isso, a Yoshimura SERT Motul, herdeira da equipe oficial Suzuki, havia se consolidado na segunda posição. Mas, faltando pouco mais de uma hora para a bandeira quadriculada, a chuva começou a cair e Gregg Black perdeu o controle da GSX-R 1000 R recuando 10 posições.
Com isso as equipes particulares avançaram para as primeiras posições. A TOHO Racing, de Ryuichi Kiyonari, Takuma Kunimine e Ikuhiro Enokido ficou em segundo e a SDG Honda Racing (Naomichi Uramoto, Teppei Nagoe e Harku Noguchi) em terceiro.
Após despencar para o 20ª lugar, a F.C.C TSR Honda já vinha na quarta posição na chuva que caia nas últimas horas. Mas, a essa altura, a equipe oficial Honda já tinha duas voltas de vantagem na liderança andando em bom ritmo, sem erros ou problemas.
Não foi surpresa, portanto, quando o Team HRC cruzou a linha de chegada na escuridão de Suzuka em primeiro, repetindo a vitória já alcançada em 2022 e somando um total de 29 vitórias na tradicional competição. Essa foi a primeira vitória de Xavi Vierge no Mundial de Endurance.
A TOHO Racing ficou em segundo e a SDG Racing em terceiro. Apesar do atraso, a F.C.C. TSR ainda conseguiu chegar em quarto, três voltas atrás, completando o domínio da Honda na competição. Com o resultado, eles chegaram a 136 pontos e ultrapassaram a YART Yamaha no campeonato.
A equipe austríaca, representante da Yamaha no Mundial de Endurance concluiu a prova apenas na 23ª posição e agora estão 12 pontos atrás da F.C.C. TSR Honda na briga pelo campeonato. A decisão vai acontecer nas míticas 24 Horas de Bol D’Or entre 16 e 17 de setembro, na França.
8 Horas de Suzuka – Classificação Final (10 primeiros)
- Team HRC with Japan Post (Honda CBR1000RR-R), 216 voltas em 08h00min785s
- TOHO Racing (Honda CBR1000RR-R) a 1 volta
- SDG Honda Racing (Honda CBR1000RR-R) a 3 voltas
- F.C.C TSR Honda France (Honda CBR1000RR-R) a 3 voltas
- AutoRace Ube Racing Team (Suzuki GSX-R1000R) a 3 voltas
- Honda Dream RT Sakurai Honda (Honda CBR1000RR-R) a 3 voltas
- BMW MOtorrad World Endurance Team (BMW S1000RR) a 4 voltas
- Honda Asia-Dream Racing with Showa (Honda CBR1000RR-R) a 4 voltas
- S-Pulse Dream Racing -ITEC (Suzuki GSX-R1000R) a 4 voltas
- Astemo Honda Dream SI Racing (Honda CBR1000RR-R) a 5 voltas