Foram descobertos novos registros de patente que revelam os planos da Honda em um novo sistema semiautomático de transmissão. O projeto prevê maior simplicidade frente ao DCT.
Os desenhos registrados em 21 de maio detalham o projeto instalado em uma CB1100, a motocicleta retrô da marca, indisponível no Brasil. Trata-se de sistema computadorizado que engata e desengata a embreagem quando você está se acelerando ou parando.
Mas essa não é uma transmissão automática CVT qualquer. A motocicleta ainda utiliza uma caixa de câmbio convencional de seis marchas, aliada a um moderno quickshifter bidirecional. Este, no entanto é atuado por um sistema montado embaixo do tanque e através de uma válvula no cilindro de transmissão.
Trata-se de um sistema muito parecido com o antigo “Hondamatic” da CB750A 1976, que usava um conversor de torque para conectar o motor à caixa de câmbio em vez de uma embreagem convencional. Embora eficaz, consumia muita energia e, com apenas duas marchas, prejudicava significativamente o desempenho.
Graças à tecnologia atual, o novo sistema corrige essas falhas, ao mesmo tempo em que é bem menos complexo do que o atual “Dual Clutch Transmission” (DCT), disponível na África Twin, X-ADV e linha VFR, que só se encaixa bem em alguns tipos de moto. O fato de estar montado em um modelo convencional como a CB1100 deixa isso claro.
A Honda parece não gostar muito de câmbios convencionais. Desde a chegada da Super Cub, a marca japonesa sempre parece determinada a descobrir como eliminar transmissões manuais, mesmo que os motociclistas mais experientes sempre se perguntem o porquê. O projeto pode nunca chegar ao mercado, mas a fabricante parece convencida de que precisa construir modelos mais fáceis de pilotar.