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Honda trabalha em uma nova transmissão semiautomática

Lucas Carioli 28 de maio de 2020


Foram descobertos novos registros de patente que revelam os planos da Honda em um novo sistema semiautomático de transmissão. O projeto prevê maior simplicidade frente ao DCT.

O sistema aparece montado em uma CB1100.

Os desenhos registrados em 21 de maio detalham o projeto instalado em uma CB1100, a motocicleta retrô da marca, indisponível no Brasil. Trata-se de sistema computadorizado que engata e desengata a embreagem quando você está se acelerando ou parando.

Mas essa não é uma transmissão automática CVT qualquer. A motocicleta ainda utiliza uma caixa de câmbio convencional de seis marchas, aliada a um moderno quickshifter bidirecional. Este, no entanto é atuado por um sistema montado embaixo do tanque e através de uma válvula no cilindro de transmissão.


Trata-se de um sistema muito parecido com o antigo “Hondamatic” da CB750A 1976, que usava um conversor de torque para conectar o motor à caixa de câmbio em vez de uma embreagem convencional. Embora eficaz, consumia muita energia e, com apenas duas marchas, prejudicava significativamente o desempenho.

Graças à tecnologia atual, o novo sistema corrige essas falhas, ao mesmo tempo em que é bem menos complexo do que o atual “Dual Clutch Transmission” (DCT), disponível na África Twin, X-ADV e linha VFR, que só se encaixa bem em alguns tipos de moto. O fato de estar montado em um modelo convencional como a CB1100 deixa isso claro.

A Honda parece não gostar muito de câmbios convencionais. Desde a chegada da Super Cub, a marca japonesa sempre parece determinada a descobrir como eliminar transmissões manuais, mesmo que os motociclistas mais experientes sempre se perguntem o porquê. O projeto pode nunca chegar ao mercado, mas a fabricante parece convencida de que precisa construir modelos mais fáceis de pilotar.


Tags: Honda Segredos

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