O sucesso da linha supercharger da Kawasaki parece ter despertado o interesse da Honda. Esses registros de patente revelam que a marca da asa trabalha – de forma secreta – em um novo motor V-Twin sobrealimentado.
Os desenhos descobertos pelos britânicos do MoreBikes mostram um motor de dois cilindros inclinados a 90 graus, com uma árvore de manivelas acionada por corrente e o próprio compressor acionado por engrenagens que se estendem à esquerda do cilindro dianteiro até a cambota.
O compressor é combinado com um sistema de injeção direta com dois injetores por cilindro: um deles dispara no coletor de admissão, o segundo diretamente na câmara de combustão. Embora as imagens contenham o resto da motocicleta, o projeto é, nesse estágio de desenvolvimento, todo em torno do novo motor.
Fica claro, desde o início, o objetivo da Honda não é performance pura e sim equilibrar da melhor forma possível desempenho e baixo consumo de combustível. Isso será fundamental agora que as novas normas de emissões de poluentes da União Europeia (Euro5) já estão em vigor.
Parece pouco provável que vejamos esse motor em uma nova custom, como a que a BMW está fazendo. Parece mais um engenho concebido para uma roadster ou naked leve e urbana como a MT-07, por exemplo. Vale lembrar que a Honda anunciou, nos últimos anos, interessantes conceitos nessa direção: o CB4 Interceptor e a CB4X.
A Honda não é a primeira a ter essa ideia. Nos últimos anos, a Suzuki trabalhou em um conceito com motor bicilíndrico em linha de 588cm³ e supercharger. Apesar da expectativa, o modelo, que vinha sendo chamado de “Recursion”, nunca passou da fase de projetos. A Yamaha também trabalha em algo semelhante.
Temos descoberto interessantes projetos da Honda nas últimas semanas. Ainda ontem (11) revelamos os planos da marca da asa em expandir a utilização do motor de 1.100cc da África Twin a novos modelos. Está ficando evidente que novas motocicletas podem aparecer em breve.