Depois de refinar asas aerodinâmicas na dianteira das motocicletas nos últimos anos, a Honda agora volta sua atenção para a sua utilização em outras partes, como a traseira. É nisso que esse registro de patente trabalha.
Nos desenhos podemos ver uma espécie de arco em uma motocicleta esportiva aparentemente de assento único. A ideia parece ser redirecionar o ar que passa por ali usando as superfícies superior e inferior do arco para aumentar a força descendente.
Curiosamente, podemos ver pela imagem lateral que o modelo em questão não se trata de uma CBR1000RR-R Firebalde e sim de uma antiga CB1000R, porém modificada com assento para apenas um ocupante e saídas de escapamento sob a rabeta.
Embora esse tipo de escapamento tenha caído em desuso nos últimos anos, eles são um elemento-chave desse design. Extremamente curtas, as ponteiras devem ajudar na centralização das massas no centro da moto.
Outro detalhe interessante é uma espécie de bolsa de armazenamento (acima) que é moldada para caber no orifício de fluxo de ar na cauda. Também está incluso um cinto dobrável, para o usuário poder levá-la consigo quando estiver fora da moto.
Embora um pedido de patente esteja longe de garantir que um projeto chegue à produção, podemos ver aqui nuances de algo que pode vir a se tornar uma nova tendência na década que está começando. Como sempre, o tempo vai dizer.