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Honda trabalha em motor com injeção direta para a África Twin

Lucas Carioli 30 de agosto de 2019


Você já sabe que a nova Honda África Twin terá o seu motor aumentado para 1.100 cm³, entre outras novidades. O que você ainda não sabe é que a marca japonesa trabalha em mudanças muito mais profundas no propulsor, como um inovador sistema de injeção direta.

A nova África Twin terá a cilindrada de seu motor aumentada em 86 cm³, o que deve elevar a potência para algo em torno dos 100 cv. Entretanto, não são esperadas mudanças na composição básica do bicilíndrico em linha, que manterá o mesmo comando de válvulas ‘Unicam’, com árvore de manivelas unica e injeção convencional.

A imprensa britânica, no entanto descobriu novos registros de patente relacionados à África Twin, que revelam uma versão muito mais radicalmente alterada do motor. No projeto, o propulsor contém um novo cabeçote com duplo comando e, principalmente, um sistema de injeção direta de combustível.

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O sistema utiliza uma bomba de alta pressão.

Quem conhece um pouco de mecânica com certeza já ouviu falar da injeção direta. Isso significa que os bicos injetores disparam o combustível diretamente para a câmara de combustão e com uma pressão muito mais alta, o que otimiza a queima, reduz o desgaste dos componentes internos, consequentemente o consumo e as emissões.

Bem estabelecida entre os carros, a injeção direta tem sido difícil de aplicar nas motocicletas, graças a suas rotações mais elevadas. A norte-americana Motus V4 tentou utilizá-la, sem sucesso. A Bimota V-Due empregou-a como alternativa para acabar com as emissões dos motores dois tempos, mas a moto ficou com fama de problemática e nunca funcionou como deveria.

Adicionar combustível tão tarde no ciclo do motor, significa muito pouco tempo para ele atomizar e se misturar adequadamente com o ar no cilindro. Isso, em um motor de altas rotações, é um problema específico. A incapacidade de obter uma mistura adequada de combustível e ar é uma das razões pelas quais o Bimota V-Due não deu certo.

A Honda, contudo, parece ter contornado os problemas em sua nova patente adicionando uma bomba de combustível de alta pressão, descrita nas imagens pelos números 41 e 42. Ela é montada no topo do cabeçote e acionada pelo eixo de manivelas de exaustão. O combustível altamente pressionado então passa para um trilho (45) entre os bicos injetores (46), que são instruídos eletronicamente quando adicionar combustível aos cilindros.

Desde a introdução da Bimota V-Due em 1997, os motores à combustão percorreram um longo caminho de evoluções e a injeção direta não foi diferente. Hoje, a tecnologia está presente em uma ampla variedade de carros, desde o BMW M5 ao Volkswagen Up TSi e os carros de Fórmula 1. Talvez tenha chegado o momento de sua introdução no motociclismo.


Tags: CRF1000L África Twin Honda Segredos

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