Foram descobertos registros de patentes que detalham os planos da Honda acerca de um veículo híbrido de duas rodas. O motor principal, a combustão, é auxiliado por outros dois elétricos, com funções diferentes.
A Kawasaki causou grande impacto no Salão de Milão do ano passado, anunciando, entre outras iniciativas ecológicas, uma futura motocicleta híbrida. Mas temos que lembrar que o primeiro modelo de duas rodas híbrido de produção é o scooter Honda PCX Hybrid, em 2018, na Ásia.
Mas além do PCX Hybrid, a Honda também não fez muito para impulsionar tecnologias híbridas em veículos de duas rodas desde então. A situação parece que vai mudar, pois em 2021 foram registradas 11 patentes relacionadas e que vieram a público apenas agora.
Todas parecem fazer parte do mesmo projeto, com pequenas variações. Todas são baseadas em uma motocicleta com um motor de combustão interna trabalhando em conjunto com não com um, mas com dois motores elétricos trifásicos sem escova separados.
Algumas das patentes colocam os dois motores elétricos lado a lado, atrás do motor a combustão para reduzir a largura total; um atrás e o outro alinhado com o virabrequim; outras tem os motores alinhados verticalmente atrás do motor para melhorar o resfriamento.
Um dos motores parece funcionar como de acionamento enquanto o outro se torna um gerador, convertendo a saída em eletricidade para carregar as baterias. Combinado com a frenagem regenerativa, essa configuração pode permitir baterias menores e mais leves sem sacrificar a autonomia.
As ilustrações mostram um quadro e motor semelhante ao dos modelos NC750X, o que faz sentido, pois seu banco de cilindros inclinado para frente permite diferentes opções para posicionar outros componentes, como baterias.
Os registros mencionam uma transmissão continuamente variável (CVT) mas não descartam uma possível aplicação com caixa de câmbio manual. Uma das patentes descreve o uso do design de dupla embreagem da Honda (DCT) não para trocar de marcha.
A grande variedade de patentes sugere uma abordagem aberta para diferentes ideias, mas a Honda deve se concentrar em uma ou duas direções específicas para o próximo estágio. De qualquer forma, o aparecimento dessa tecnologia em um modelo de produção deve demorar um pouco.