Esses registros de patente recém-descobertos revelam os planos relativamente sérios da Honda em apresentar uma motocicleta elétrica nos próximos anos. De aparência convencional, o modelo é baseado na CB125R.
Vários documentos surgiram mostrando diferentes aspectos do mesmo design que, ao invés de apostar em algo futurista, mostram uma motocicleta com aspecto acessível. A Honda parece ter reconhecido que fazer os clientes mudarem para a energia elétrica é um ato de fé, por isso os outros elementos não podem fornecer obstáculos adicionais.
O quadro da motocicleta é exatamente o mesmo da CB125R, design de sucesso comprovado e incontestável. No entanto, a imagem abaixo mostra como as baterias (37 e 36) são instaladas sob o tanque e assento, enquanto a centralina eletrônica (18) está onde o cabeçote do motor normalmente estaria.
O motor elétrico trifásico refrigerado a óleo aciona a roda traseira por meio de um conjunto simples de engrenagens de redução e uma transmissão final por corrente. A marca japonesa parece ter trabalhado para deixar o powertrain o mais estreito possível a fim de caber no quadro da CB125R sem alterações.
O grande número de componentes compartilhados significa que os gastos com pesquisa e desenvolvimento, além dos custos de produção devem ser relativamente baixos, permitindo que o modelo tenha um preço competitivo competitivo no mercado, possivelmente comercializada como uma versão “E” da motocicleta.
Muitas vezes vemos protótipos e conceitos elétricos com sistemas estranhos de direção e suspensão, aliados a um design “revolucionário” e preço absurdo. A maioria, contudo, desaparece muito antes de chegar à produção indicando que os compradores simplesmente não estão interessados em reinventar a roda.
A abordagem da Honda, já vista no PCX elétrico (praticamente idêntico a versão à gasolina), é fazer a mudança para a energia elétrica o mais simples possível, em vez de ter como objetivo “perturbar” o mercado. Será que agora vai?