Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Matérias Especiais

Honda Tornado 300 vs Honda Tornado 250: o que dizem os números?

Lucas Carioli 12 de julho de 2024

A saudosa Honda Tornado está de volta completamente atualizada para os tempos modernos. Mas isso significa que ela é melhor que a sua versão original de 250cc? Demos uma olhada nas respectivas fichas técnicas para saber.

Lançada originalmente em 2001, a Honda XR 250 Tornado fez uma pequena revolução no seu segmento no início do século. Com um motor com duplo comando de válvulas, seis marchas, painel digital, chassi impecável e design contemporâneo, ela rapidamente se tornou líder de vendas.

A Yamaha precisou estudar seus pontos fortes e fracos para bolar uma concorrente. Assim nasceu em 2007 a XTZ 250 Lander, uma moto mais simples porém eficiente. A Honda não quis brigar e, após um ano, tirou a Tornado de linha, colocando em seu lugar a estradeira XRE 300.



A XRE 300 vendeu bem, mas tinha seus problemas. O motor, o mesmo da Tornado 250, porém aumentado para 291 cm³, ficou com fama de quebradiço. O câmbio estranhamente veio com apenas cinco marchas. No Off-Road, ela comia poeira (literalmente) da Lander.

Nos últimos anos, a Honda reformulou a sua linha de médias. Aposentou a XRE 300 e criou a nova Sahara 300, também um pedido de seus clientes mais saudosistas. A partir dela nasceu a nova Tornado 300, mas que tem alma própria de acordo com as especificações divulgadas essa semana.

Tornado 250: DOHC com carburador. Tornado 300: SOHC e injeção.

Vamos começar pelo motor. A Tornado 250 tinha o seu derivado da Twister 250, ou seja, um monocilíndrico de 249 cm³ com 4 válvulas de comando duplo no cabeçote (DOHC) e refrigeração mista (ar e óleo) que desenvolvia 23,3 cv a 7.500 rpm e 2,42 kgf.m a 6.000 giros. Era bastante moderno para a época, mas era alimentado por carburador, um pecado.

A Tornado 300 também tem o seu motor derivado da nova Twister 300, ou seja, um monocilíndrico com comando simples (SOHC), arrefecido a ar que entrega 24,8 cv a 7.500 rpm e 2,74 kgf.m a 5.750 giros, ambos com etanol. A fabricante afirma que rende 7% a mais de potência e 14% de torque, além de vir com injeção eletrônica bicombustível. Glória!



No chassi, a Tornado 250 original vinha com um quadro do tipo berço semi-duplo, de aço tubular, com balança de alumínio, coisa premium na categoria. Seu ângulo de cáster/trail era 26º0/100 e sua altura em relação ao solo podia ser regulada em 24 cm ou 28 cm. As suspensões tinham 245 mm de curso na dianteira e 224/242 mm (regulável) na traseira. Peso a seco de 134 kg.

A Tornado 300 também tem o quadro em berço semi-duplo de aço (derivado da CRF 250F) com balança de alumínio. O cáster/trail é de 25º59’/123 e sua distância mínima para o solo é de 26,8 cm. As suspensões tem os mesmos 245 mm de curso na dianteira e 227 mm na traseira. O peso a seco é de 143 kg, 9 kg a mais talvez pela característica que vem a seguir.

O painel da 250 não tinha conta-giros e marcador de combustível. A 300 tem.

Rodas e pneus tem as mesmas medidas, 90/90-21 na dianteira e 20/80–18 na traseira, como toda trail que se preze. Mas se a Tornado 250 tinha freios apenas razoáveis (disco de 240 mm com pinça de dois pistões na dianteira e tambor na traseira), a Tornado 300 vem com discos de 256 mm na frente e 220 mm atrás – com ABS de dois canais.

Ao chegarmos na transmissão, a Tornado 250 tinha um câmbio de seis marchas muito bem escalonadas que a XRE 300 inexplicavelmente nunca teve. Felizmente a Honda corrigiu isso na Tornado 300, que também tem seis marchas e um conjunto coroa/pinhão 14/39 dentes. A sua encarnação de 250cc vinha com um conjunto 13/38 ligeiramente mais curta.



Na hora de pilotar, a Tornado 250 nos proporcionava uma espiada no futuro com seu painel inteiramente digital, com atributos inéditos para a categoria, como consumo médio e instantâneo. A Tornado 300 manteve essas funções e trouxe outras novas, como conta-giros, indicador de marcha, marcador do nível de combustível e cinco níveis de controle de luminosidade.

O design da Tornado 250 era bem acertado, mas a motocicleta vinha com um pequeno farol quadrado de lente frisada que era criticado pela baixa iluminação à noite. A Tornado 300 traz uma lente lisa de policarbonato e lâmpadas de LED. Para completar, a embreagem é do tipo deslizante, suavizando bastante o acionamento do manete esquerdo.

Baseado apenas na teoria dos números (que as vezes não se confirma na prática) podemos dizer que sim, a Tornado 300 é praticamente uma versão evoluída da Tornado 250 e tem tudo para agradar aos fãs originais, amantes das legítimas trail e conquistar novos adeptos.

Nos seus tempos áureos, a Tornado 250 era uma motocicleta bem cara, até porque a concorrência era bem menor e não estava à altura; sua rival mais próxima foi, durante um longo período, a Yamaha XT 225, mais barata, porém inferior em praticamente tudo.



Mas o mercado mudou muito e agora há muito mais opções, não exatamente iguais. Sua grande concorrente tende a ser a Lander 250, que ironicamente tomou o caminho inverso da Honda, deixando de ser uma trilheira típica para ganhar um caráter mais estradeiro como a XRE 300 era.

O preço anunciado em São Paulo foi de R$ 27.690,00, que pode crescer facilmente com despesas de frete e seguro para outros estados. Apenas uma cor está disponível, a vermelha, um pênalti da Honda. A Tornado 250 sempre tinha duas ou três cores para escolher. E aí, você vai reviver os velhos tempos?

Honda XR 250 Tornado – Ficha Técnica

Motor
Tipo: Monocilíndrico, 249 cm³, DOHC, quatro tempos
Diâmetro e curso: 73,0 x 59,5 mm
Taxa de compressão: 9,3:1
Ignição: CDI
Alimentação: Carburador
Potência máxima: 23,3 cv a 7.500 rpm
Torque máximo: 2,42 kgf.m a 6.000 rpm
Transmissão: 6 velocidades
Embreagem: Multidisco em banho de óleo

Chassi
Quadro: Berço semi-duplo de aço
Cáster/trail: 25°58’/98 mm (assento alto) / 26°9’/100 mm (assento baixo)
Suspensão dianteira: Garfo telescópico, 220 mm de curso
Suspensão traseira: Amortecedor tipo Pro-Link com 224/242 mm de curso
Freio dianteiro: disco de 240 mm com pinça hidráulica de dois pistões
Freio traseiro: Tambor com 130mm e sapatas de expansão interna
Roda dianteira: 90/90–21
Roda traseira: 120/80–18

Pesos e dimensões
Comprimento total: 2.147 mm (assento alto) / 2.130 mm (assento baixo)
Largura total: 845 mm Altura total 1.203 mm (assento alto) / 1.166 mm (assento baixo)
Distância entre eixos: 1.427 mm (assento alto) / 1.416 mm (assento baixo)Distância mínima do solo: 281mm (assento alto) / 242 mm (assento baixo)Altura do assento: 880 mm (assento alto) / 840 mm (assento baixo)
Capacidade do tanque: 11,5 litros
Capacidade da reserva: 3,7 litros Peso a seco: 134 kg

Honda XR 300L Tornado – Ficha Técnica

Motor
Tipo: Monocilindro, 293,5 cm³, OHC, 4 tempos, arrefecimento a ar
Diâmetro x curso: 77,0 x 63,0 mm
Potência máxima: 24,3 cv a 7.500 rpm (gasolina)
24,8 cv a 7.500 rpm (etanol)
Torque máximo: 2,70 kgf.m a 5.750 rpm (gasolina)
2,74 kgf.m a 5.750 rpm (etanol)
Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI
Relação de compressão: 9,3: 1
Transmissão: Seis velocidades
Embreagem: Multidisco em banho de óleo

Chassi
Quadro: Berço Semi Duplo de aço
Suspensão dianteira: Garfo telescópico, 245 mm de curso
Suspensão traseira: Amortecedor Pro-Link, 227 mm de curso
Freio dianteiro: Disco de 256 mm, com pinça hidráulica de 2 pistões (ABS)
Freio traseiro: Disco de 220 mm com pinça simples (ABS)
Roda dianteira: 90/90-21
Roda traseira: 120/80-18

Pesos e dimensões
Comprimento total: 2.201 mm
Largura Total: 828 mm
Altura Total: 1.298 mm
Distância entre eixos: 1.429 mm
Distância mínima do solo: 268 mm
Altura do assento: 890 mm
Capacidade do tanque: 13,8 litros
Capacidade da reserva: 3,7 litros
Peso seco: 143 kg

Tags: Slider

Continue Reading

Previous: Combustível sintético: uma alternativa aos motores elétricos?
Next: Logotipos das marcas: o que significam?

Leia também

Suzuki GSX-8S vs GSX-8R: qual levar para casa?
  • Matérias Especiais

Suzuki GSX-8S vs GSX-8R: qual levar para casa?

18 de março de 2025
Logotipos das marcas: o que significam?
  • Matérias Especiais

Logotipos das marcas: o que significam?

23 de janeiro de 2025
Combustível sintético: uma alternativa aos motores elétricos?
  • Matérias Especiais

Combustível sintético: uma alternativa aos motores elétricos?

13 de junho de 2024

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.