Você sabe quando um modelo está fazendo sucesso quando sua linha é ampliada para outras versões e cilindradas. É o caso do Honda X-ADV, que depois de 750cc e 150cc terá um modelo de 350cc em 2022.
Documentos de homologação para o mercado europeu revelam a existência do modelo que deve possuir o mesmo conjunto mecânico dos scooters, Forza 350 e SH350i, pois as especificações técnicas disponíveis, 330 cm³ de cilindrada e 29 cv a 7.500 rpm são as mesmas.
Suas dimensões também são bem próximas do Forza 350. A distância entre-eixos de 1.520 mm é 10 mm mais longa e o comprimento total de 2.200 mm vai 53 mm mais longe, enquanto que a largura aumenta de 754 mm para 895 mm. Já a altura varia de 1.295 mm a 1.430 mm, provavelmente graças a um para-brisa ajustável.
Isso tudo, claro, é resultado de suspensões mais robustas, além de rodas e pneus mais largos para adequar-se à proposta. O peso também aumenta dos 184 kg do Forza 350 para 186 kg na versão básica do ADV 350, com uma segunda versão de 188 kg incluída nos papeis, essa provavelmente com uma eletrônica mais aprimorada.
Com a aprovação para o ADV350 concedida, não demorará muito para a Honda revelar oficialmente o modelo, o que certamente acontecerá nas próximas semanas. Na Europa, a versão de 750cc fez um inesperado sucesso e a versão intermediária tem tudo para ampliar ainda mais esse alcance, dependendo do preço.
Lá, o Honda X-ADV 750 custa quase 40% a mais que uma NC750X, moto na qual deriva, graças a suspensões e freios de especificações superiores e ao câmbio de dupla embreagem (DCT). Não parece provável que o ADV 350 seja um salto tão grande em relação ao Forza 350, mas certamente seu preço será maior.