A Honda não quis esperar o Salão de Milão e apresentou hoje (4) a nova Hornet 750. Completamente diferente do modelo original, com motor de dois cilindros em linha, a moto se propõe enfrentar a líder da categoria, Yamaha MT-07.
Quando mostrou o conceito no Salão de Milão do ano passado, a Honda já deixava claro que seus objetivos não eram nada nostálgicos: a nova Hornet não teria nada a ver com o modelo de 1998 a 2014, com um pacote acessível e atraente para pilotos experientes e novos.
A maior prova disso é o motor, um novíssimo dois cilindros em linha de 755 cm³ com ordem de disparos a 270º (como a MT-07) que desenvolve interessantíssimos 90,6 cv (a Hornet antiga chegava a 102 cv). A promessa é oferecer torque abundante em toda a faixa de rotações.
Em uma inovação e tentativa de economizar peso, dentro do motor, a engrenagem de acionamento primária dobra as funções, girando também o eixo do balanceador. Para ajudar nas reduções de marcha está uma embreagem deslizante.
Esse motor está abraçado em um novo quadro de aço do tipo diamond de 16,6 kg – cerca de 1,9 kg a menos que o da CB650R de quatro cilindros. Isso foi conseguido afinando a tubulação principal e o formato do pivô, com inclinação da direção definida em 25º e distância entre eixos de 1.420 mm.
Todo esse trabalho resultou em uma moto que pesa a líquido 190 quilos, o que dá à nova Hornet uma relação peso/potência de 0,48 cv por kg – a melhor da categoria, de acordo com a Honda. Lembra-se quanto pesava a antiga CB600F? Cerca de 200 kg. Nada mal, hein?
Nas suspensões, garfos invertidos com função Big Piston de 41 mm na dianteira e um amortecedor traseiro com pré-carga ajustável de cinco estágios na traseira. A frenagem é garantida por discos dianteiros duplos de 296 mm com pinças Nissin radiais de quatro pistões.
Absolutamente contemporâneo, o design foi concebido no centro de pesquisa e desenvolvimento da Honda em Roma, na Itália, o mesmo que já havia projetado o X-ADV, de enorme sucesso. Nada de conceito Neo Sports Cafe aqui: a nova Hornet 750 é projetada por jovens para jovens.
Na parte eletrônica, a motocicleta também é atualizadíssima: graças a uma IMU de seis eixos inerciais, você tem acelerador ride-by-wire, três modos de pilotagem (Rain, Standard e Sport) além de freio motor em três estágios, controle de tração e até controle de wheelie. Vai vendo!
O painel é uma tela de TFT colorida de cinco polegadas com quatro tipos de exibição e que pode se conectar ao seu celular. A iluminação é toda de LED inclusive os pistas, que entram em modo de alerta automaticamente em situações de frenagens bruscas.
A Honda vai disponibilizar na Europa a Hornet 750 em três opções de cores: preta com chassi e garfos vermelhos, branca com vermelho, a mais discreta cinza e a mais chamativa amarela, todas com uma série de acessórios opcionais, como capa de banco, para-brisa, sliders e pesos de guidão originais Honda.
Os velhos fãs da Hornet não vão ficar muito felizes, mas não é para eles que a Honda está olhando e sim para os felizes compradores de Yamaha MT-07, Kawasaki Z650 e Triumph Trident, que vendem como água nos países desenvolvidos. Preço e disponibilidade não foram ditos.