A Honda anunciou ontem (1º) a assinatura de uma carta de intenção, junto à KTM, Piaggio e Yamaha para estabelecer um consórcio voltado a baterias substituíveis em motocicletas e veículos elétricos leves.
O objetivo é definir as especificações técnicas padronizadas das baterias para veículos pertencentes à categoria L (da União Europeia): ciclomotores, motocicletas, triciclos e quadriciclos. Ao trabalhar em colaboração, organizações de normatização nacionais, europeias e internacionais estarão envolvidas na criação de novas normas técnicas.
“O esforço mundial voltado à eletrificação para reduzir a emissão de CO² em escala global está se acelerando, especialmente na Europa. Para a ampla adoção de motos elétricas, problemas como distância de viagem e tempos de carregamento precisam ser considerados e as baterias substituíveis são uma solução promissora. Considerando a conveniência para o consumidor, a padronização de baterias substituíveis e ampla adoção de sistemas de bateria é vital, razão pela qual os quatro fabricantes concordaram em formar o consórcio“, disse Noriaki Abe, diretor global das operações de motocicletas da Honda.
“A Honda enxerga que a melhoria do ambiente de consumo de mobilidade é uma área a explorar em cooperação com outros fabricantes, enquanto seguirá atuando para trazer melhores produtos e serviços para os consumidores por meio da concorrência. A Honda trabalhará intensamente em ambas as frentes para ser a fabricante escolhida para a mobilidade dos clientes“, concluíram o comunicado.
O Consórcio iniciará suas atividades em maio de 2021. Os quatro membros fundadores também incentivam todas as demais fabricantes interessadas em se juntar à cooperação para enriquecer a expertise do consórcio.
Não é o primeiro consórcio que a Honda participa. Em 2019, algo parecido foi firmado com a Yamaha, Kawasaki e Suzuki, mas valia apenas para o território japonês. A evolução das motos elétricas tem se mostrado lenta, mas entre as eBikes o crescimento é exponencial.