A Honda Racing Corporation anunciou hoje o seu trio para competir na 46ª edição das 8 Horas de Suzuka, a mais prestigiada corrida de endurance do motociclismo, em agosto. Johann Zarco, Iker Lecuona e Takumi Takahashi serão os pilotos.
Para emprestar prestígio internacional – e atrair maior interesse à corrida, as grandes fábricas japonesas preparam equipes especiais para as 8 Horas de Suzuka, além dos pilotos que já competem no Mundial de Endurance (FIM EWC) regularmente.
É o caso da Honda, que nos últimos anos voltou a trazer uma estrutura de fábrica, ou seja, diretamente preparada pela HRC no Japão e não apenas contando com uma equipe experiente do endurance, como a F.C.C TSR Honda France.
Para este ano, eles contarão com Johann Zarco, hoje o nome principal da Honda na MotoGP. Eles também costumam chamar alguém do WorldSBK e hoje veio a confirmação que Iker Lecuona o acompanhará na jornada, já tendo participado da edição 2022 quando conquistou a vitória.
“Estou muito feliz por correr novamente nas 8 Horas de Suzuka com a HRC. Tenho boas lembranças de Suzuka. Sei que o Takumi está pilotando muito bem, e o Johann está indo muito bem este ano. Quero me preparar bem para ajudar a HRC a conquistar a quarta vitória consecutiva. Estou ansioso para ver todos em Suzuka”, disse o jovem de 25 anos.
E foi Lecuona quem conseguiu a volta mais rápida no segundo dia das sessões de testes oficiais organizadas pelo Circuito de Suzuka para a corrida realizadas na quarta-feira (18) e na quinta-feira (19). O espanhol foi o primeiro piloto a entrar na casa de 2min05s.
“Foi um teste gratificante, onde consegui fazer longos stints. Forcei no final e consegui a volta mais rápida, mas ainda tenho mais a oferecer. Vou treinar forte entre as corridas e estar pronto para a semana da corrida. Quero marcar um tempo forte no Top 10 Trial e conquistar mais uma vitória. Nenhum piloto espanhol venceu as 8 Horas de Suzuka duas vezes — quero ser o primeiro”, disse Lecuona.
Além de Lecuona e Zarco, a Honda vai contar com o seu fiel piloto de testes, Takumi Takahashi, a única figura constante em Suzuka nos últimos anos, um piloto que já realizou participações curinga na MotoGP. As 8 Horas de Suzuka acontecem em 3 de agosto de 2025.