A Honda anunciou hoje (30) o preço e a disponibilidade da nova linha CB650F e CBR650R no Brasil. As médias tetracilíndricas foram inteiramente remodeladas no final de 2018.
A nova geração, apresentada no Salão de Milão de 2018 dispensa o visual moderno de sua antecessora e aposta em um design retrô, baseado no conceito Neo Sports Café, que já havia inspirado a CB1000R atual.
A motocicleta possui farol redondo (com iluminação de LED) e o indispensável escapamento com os tubos inclinados para o lado direito, marca registrada da linha CB de quatro cilindros desde 1974. Entretanto, todo o resto é novo.
O motor, por exemplo, embora de mesma cilindrada, recebeu aprimoramentos na câmara de combustão, válvulas, taxa de compressão e 1.000 rpm extras. A potência agora é de 88,4 cv e 6 quilos de torque, cerca de 5% a mais do que o modelo antigo.
O quadro também foi aperfeiçoado, com uma trave mais rígida e longarinas mais flexíveis, além de ter ficado 1,9 quilos mais leve. As suspensões dianteiras agora são invertidas, como na antiga Hornet, e a frenagem ficou mais forte graças à novos discos de 310mm mordidos por pinças Nissin de quatro pistões.
Além de apimentar a performance, a Honda também garantiu ao piloto uma posição mais racing. O guidão está mais à frente e para baixo (13mm e 8mm), enquanto as pedaleiras ficaram mais altas e recuadas (3mm e 6mm). A altura do assento, contudo permaneceu a mesma, 810mm. O painel digital agora é em TFT mais legível.
A Honda CB650F chega às concessionárias brasileiras da marca em março nas cores azul, vermelho e prata metálico a partir de R$ 37.900, cerca de 8% a mais do que a geração anterior. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.
Praticamente todas as atualizações mecânicas da CB650F também estão presentes na CBR650R, que ganhou uma nova aerodinâmica inspirada na CBR1000RR. A carenada será oferecida nas cores vermelha e cinza metálico a partir de R$ 39.500.