A Honda forneceu mais alguns detalhes sobre a misteriosa bigtrail, mostrada no Salão de Milão, na semana passada. A produção do modelo ainda é uma dúvida.
A marca japonesa fez um grande esforço para colocar a moto no estande do EICMA. O protótipo apresentado coberto de lama foi retirado diretamente do departamento de desenvolvimento e colocado em um avião para Milão.
No salão, a Honda se recusou a informar quaisquer dados técnicos. Mas descobriu-se à portas fechadas, que o modelo terá um motor de 1000 cm³, bicilíndrico paralelo, com uma potência por volta dos 100 cv. A moto também teria o sistema de dupla embreagem, já utilizado na VFR1200F.
“Estamos visando esta moto para um uso 50/50 em estrada e fora da estrada. O problema, hoje em dia, com homologação para uma moto assim é que é extremamente difícil de cumprir as regras de homologação por causa de coisas como o ruído que os pneus off-road fazem e etc. Esse é um ponto difícil para nós. Ainda estamos discutindo isso, mas talvez haverá dois modelos para que um deles possa ser mais off-road.” (Shinji Aoyama, chefe da Honda Motorcycles)
Para o uso em asfalto, a Honda já dispõe de dois bons modelos: a VFR Crosstourer, e a renovada VFR800X Crossrunner, também apresentada em Milão. O que se espera que é o sujo protótipo mostrado no salão seja algo mais radical e adequado ao off-road, como a saudosa Africa Twin era.