A Honda apresentou ontem (12) no Japão a CBR1000RRW, modelo com a qual a marca japonesa pretende correr nas 8 Horas de Suzuka, em julho. O objetivo é voltar a vencer e frear o domínio da rival Yamaha.
Trata-se de uma CBR1000RR Fireblade SP2 ainda mais apimentada, com segredos técnicos não revelados pela divisão esportiva da montadora, a HRC. A Honda, assim volta a competir oficialmente na principal corrida de endurance do motociclismo pela primeira vez desde 2008.
“Estamos nos preparando para tentar a vitória, obviamente“, disse Tohru Ukawa, pentacampeão nas 8 Horas de Suzuka, que agora exerce a função de chefe da equipe. “Mas o objetivo principal é recriar uma equipe oficial para dar aos jovens pilotos da Honda um sonho renovado, uma nova ambição e um novo futuro“, garantiu.
Takumi Takahashi, que venceu a prova três vezes com a equipe Musashi RT Harc-Pro foi anunciado um dos pilotos que vão compor o trio oficial. Os outros dois, no entanto, ainda não foram revelados. A expectativa é de que sejam duas estrelas da MotoGP ou WSBK.
A real motivação da Honda, no entanto, é conter o domínio da Yamaha que, com sua YZF-R1 vence as 8 Horas de Suzuka ininterruptamente desde 2015. A marca dos diapasões também está por anunciar o seu trio para a prova, que encerra a temporada 2017/2018 do Mundial de Endurance (EWC)