A Honda registrou, nos escritórios de patente da Europa, a sigla NT1100, o que reacende os rumores de que uma versão crossover da África Twin 1100 pode estar a caminho.
O registro dá à Honda o direito de utilizar a sigla em “motocicletas, peças e acessórios” e sugere que a marca não está apenas pensando em fazer esta moto: é algo que já recebeu autorização para a produção e agora é apenas o caso de acertar o nome e garantir que ninguém mais se oponha ao uso da sigla.
Não é a primeira vez que levantamos a hipótese de que a Honda está trabalhando em uma versão crossover da África Twin. Em março de 2020 foi descoberto desenhos de duas motos com o mesmo motor da Big Trail. Em novembro do ano passado, fontes japonesas afirmavam que a motocicleta chamar-se-ia ‘CB1100X’, mas NT1100 provavelmente é o mesmo projeto.
Outro indício é o lançamento da nova Honda Rebel 1100, que utiliza o mesmo motor de dois cilindros em linha e 101 cv da Adventure, mas com a potência reduzida para 86 cv. A custom também conta com o sistema de dupla embreagem (DCT), algo que faz muito sucesso na Europa e a marca que implementar em mais modelos.
É prática comum nas fabricantes atuais equipar suas motos com a mesma família de motores. Na Honda, o bicilíndrico menor, de 500cc, equipa a CB 500, CB 500X, CBR500R e CMX500 Rebel. O mesmo se aplica ao propulsor da NC750X, que está presente nos scooters Integra e Forza 750. Por que não fazer o mesmo com a África Twin?
Além disso, com a chegada do Euro5, modelos como a VFR800F saíram de linha, o que significa que a GL 1800 Gold Wing é a única moto de turismo que a Honda tem em sua linha europeia a partir desse ano. Ou seja, muito grande e cara para que a maioria dos motociclistas considerar.
No Salão de Milão de 2019, a Honda apresentou o conceito CB4X, baseado no motor de quatro cilindros da CB650F. Com suspensão alta, semi-carenagem e parabrisa alto, o conceito parecia o rival perfeito para a Yamaha Tracer 7 e chamou bastante atenção no último evento realizado na capital milanesa.
Todas as ilustrações que surgiram desde então parecem basear-se naquele conceito e provavelmente a nova motocicleta utilizará muito de seu design, embora o motor seja diferente. O lançamento? Com tudo “registrado em cartório”, seu aparecimento no final do ano não é uma aposta irracional.