A Honda entrou com o que é, de longe, o registro de patente mais estranho de 2021: uma motocicleta equipada com um drone montado em sua traseira.
A patente desenterrada pelo Moto.it mostra uma motocicleta elétrica com dutos de refrigeração que vão desde a carenagem até a traseira. Montado na cauda estão algumas pás de rotores para tentar ajudar no fluxo de resfriamento de ar.
Nada radicalmente estranho até agora. A Benelli costumava colocar pequenos ventiladores na traseira da Tornado 1130 para ajudar o trabalho do radiador sob o assento. Mas esses rotores são, na verdade, um drone removível.
Do jeito que está, parece que o drone pode ser lançado da cauda da moto para segui-la enquanto avança. Mas a patente é muito ambígua com relação a sua função real e, para fazer uma suposição, você precisa ser bem criativo.
Uma nova luz de emergência, que ajuda os serviços de resgate a rastrear a localização de um acidente? Ou uma radical câmera de ação para captar sua atividade de fora da motocicleta em movimento? Ninguém faz a menor ideia.
Brincadeiras à parte, o projeto só deve ser conhecido por alguns indivíduos chave dentro da Honda. E, como em toda boa ideia levada à produção, provavelmente deve haver umas vinte que sobraram na sala dos engenheiros. Essa aqui deve ser um delas.