A Honda registrou essa semana uma interessante patente onde detalha a inserção de câmeras com visão 3D na carroceria de uma motocicleta. A expectativa é de que elas façam parte de um novo pacote de ajudas eletrônicas de segurança a ser implementado nos próximos anos.
Os desenhos, descobertos pelos britânicos do Morebikes deixam muito claro o posicionamento de das câmeras nas laterais do farol de uma Honda VFR1200F, sport-touring com tradição em tecnologia, pioneira na utilização do câmbio de duas embreagens (DCT).
O uso de duas câmeras separadas, bem distantes umas das outras, em vez de uma única permite ter uma visão estereoscópica em três dimensões e cobrir uma maior amplitude de visão. O projeto não deixa claro, mas provavelmente outras câmeras seriam instaladas na traseira da motocicleta.
Carros com câmeras e sensores por todos os lados existem há alguns anos, mas entre as motocicletas isso ainda estão engatinhando. A situação deve começar a mudar nos próximos anos, já que as marcas parecem engajadas em melhorar a segurança dos motociclistas através da inserção cada vez maior de dispositivos eletrônicos.
No ano passado, a Ducati revelou que pretende inserir em suas motocicletas um novo sistema de segurança envolvendo câmeras e sensores até 2025. A Bosch também divulgou o desenvolvimento de vários dispositivos em parceria com a montadora italiana e também com a KTM.
Dessa forma, as duas câmeras da Honda provavelmente trabalharão em conjunto com sistemas operacionais para reconhecer sinais de trânsito, pontos cegos, saídas de autoestradas ou até mesmo evitar a colisão com um veículo ou pedestre. O dispositivo entraria em ação quando o motociclista não o fizer.
A marca japonesa inclusive já possui um sistema semelhante para alguns de seus carros, chamado “Honda Sensing”. Parece bem lógico e provável que os japoneses aproveitem o conhecimento adquirido para entrar nessa nova tendência do motociclismo. Seu aparecimento em um modelo de produção, contudo, ainda é uma incógnita.