Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Honda registra os direitos do nome CBR400R Four

Lucas Carioli 4 de setembro de 2024

Os rumores de que a Honda irá apresentar uma CBR400R de quatro cilindros estão aumentando. Agora, descobriu-se que eles até já registraram a sigla e um logotipo para a motocicleta que certamente concorrerá com a Kawasaki Ninja ZX-4R.

O registro, descoberto pelos colegas do Motorcycle.com, foi efetuado no dia 27 de agosto no escritório de propriedade intelectual do Japão para o uso em “automóveis de duas e três rodas e suas peças e acessórios” assim como em “automóveis e suas peças e acessórios.”

Curiosamente no dia 27 de agosto falávamos justamente da possibilidade crescente de a Honda lançar uma CBR400R de quatro cilindros tendo como fonte a imprensa japonesa. Coincidência? Na ocasião não nos foi relatado nenhum registro de patente. Enfim…



As primeiras CBR400F surgiram em 1983 ostentando um inline four refrigerado a ar e um mecanismo de parada rotacional de válvula chamado “REV” que hoje podemos considerar um ancestral do sistema de válvulas variáveis VTEC da Honda.

Naquela época, motores de quatro cilindros com 250cc e 400cc eram bastante populares, especialmente no Japão, país com leis de tributação e de emissões bastante rígidas. Com o tempo, no entanto, essas máquinas mais complexas foram substituidas por propulsores de dois cilindros.

Hoje, a Honda tem uma CBR400R para o mercado japonês, que na verdade é uma CBR500R de dois cilindros (a mesma que tivemos) mas com o curso reduzido de 66,8 mm para 56,6 mm, o que reduziu o deslocamento de 471 cm³ para 399 cm³.

Ela tinha uma vida sossegada até 2019, quando a Kawasaki apresentou a Ninja ZX-25R, uma esportiva real de quatro cilindros em linha e 250cc capaz de acelerar até 18.000 rpm. A motinho chegou tanta atenção que chegou até ao Brasil em uma versão aumentada para 400cc (ZX-4R).

Ao adicionar “Four” ao nome da marca registrada, a Honda está claramente tentando separá-la da CBR400R bicilíndrica e mirando na ZX-4R. Resta saber se os planos são apenas para o mercado japonês ou incluem o resto do mundo. Espero que sim.

Tags: Slider

Continue Reading

Previous: BMW registra novidade no motor Boxer para o futuro
Next: Kawasaki Versys 1100 flagrada pronta

Leia também

Patente de Yamaha R1 é encontrada. Será que ela vai voltar para as ruas?
  • Segredos

Patente de Yamaha R1 é encontrada. Será que ela vai voltar para as ruas?

2 de julho de 2025
Nova Kawasaki Z 1100 RS é planejada
  • Segredos

Nova Kawasaki Z 1100 RS é planejada

30 de junho de 2025
Suzuki GSX-8T e GSX-8TT são os próximos lançamentos da marca
  • Segredos

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT são os próximos lançamentos da marca

12 de junho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.