Os rumores de que a Honda irá apresentar uma CBR400R de quatro cilindros estão aumentando. Agora, descobriu-se que eles até já registraram a sigla e um logotipo para a motocicleta que certamente concorrerá com a Kawasaki Ninja ZX-4R.
O registro, descoberto pelos colegas do Motorcycle.com, foi efetuado no dia 27 de agosto no escritório de propriedade intelectual do Japão para o uso em “automóveis de duas e três rodas e suas peças e acessórios” assim como em “automóveis e suas peças e acessórios.”
Curiosamente no dia 27 de agosto falávamos justamente da possibilidade crescente de a Honda lançar uma CBR400R de quatro cilindros tendo como fonte a imprensa japonesa. Coincidência? Na ocasião não nos foi relatado nenhum registro de patente. Enfim…
As primeiras CBR400F surgiram em 1983 ostentando um inline four refrigerado a ar e um mecanismo de parada rotacional de válvula chamado “REV” que hoje podemos considerar um ancestral do sistema de válvulas variáveis VTEC da Honda.
Naquela época, motores de quatro cilindros com 250cc e 400cc eram bastante populares, especialmente no Japão, país com leis de tributação e de emissões bastante rígidas. Com o tempo, no entanto, essas máquinas mais complexas foram substituidas por propulsores de dois cilindros.
Hoje, a Honda tem uma CBR400R para o mercado japonês, que na verdade é uma CBR500R de dois cilindros (a mesma que tivemos) mas com o curso reduzido de 66,8 mm para 56,6 mm, o que reduziu o deslocamento de 471 cm³ para 399 cm³.
Ela tinha uma vida sossegada até 2019, quando a Kawasaki apresentou a Ninja ZX-25R, uma esportiva real de quatro cilindros em linha e 250cc capaz de acelerar até 18.000 rpm. A motinho chegou tanta atenção que chegou até ao Brasil em uma versão aumentada para 400cc (ZX-4R).
Ao adicionar “Four” ao nome da marca registrada, a Honda está claramente tentando separá-la da CBR400R bicilíndrica e mirando na ZX-4R. Resta saber se os planos são apenas para o mercado japonês ou incluem o resto do mundo. Espero que sim.