Foram registrados nos escritórios de propriedade intelectual da Alemanha novas patentes da Honda acerca de uma superbike com motor V4. Estaria o sonho de uma RC123V “de rua” mais próximo de se tornar realidade?
No final de junho, a Honda apresentou uma invenção no Escritório Alemão de Patentes como parte do projeto de um motor V4. Trata-se de um sistema de desativação dos cilindros com o objetivo de economizar combustível, reduzir as emissões e aumentar a eficiência do motor, fazendo o trabalhar como um V2 ou V4 dependendo das circunstâncias.
O tema da desativação de cilindros é bem conhecido. Harley-Davidson, Indian, MV Agusta e Ducati já usam esse truque. O problema é que mesmop com a injeção e a ignição desligadas, o oxigênio continua bombeado para o escape, o que pode ter um efeito de longo prazo na limpeza dos gases. Esta é também uma razão pela qual esses sistemas não funcionam mais em velocidades mais altas.
É aqui que entra o pulo do gato na Honda: Os japoneses querem operar o motor permanentemente como um gêmeo em rotações baixas e só mudar para operação de quatro cilindros em giros altos, sem que o ar não queimado afete a limpeza dos gases de escape evitando a produção de componentes nocivos, como o monóxido de carbono.
Sistemas semelhantes anteriores, como o da MV Agusta F4 eram controlados a vácuo. Os atuais, como da Yamaha R1 e R6, por outro lado, são controlados eletromecanicamente, como o patenteado pela Honda. A injeção deve, portanto, ter funis de admissão variáveis, que são controlados por um motor elétrico e acionados pelo acelerador.
Visto de lado (abaixo), o motor parece ser um V4 com um ângulo de cilindro de 90 graus. O que chama a atenção é a estrutura bastante alta do trato de admissão. Os cilindros dianteiros estão significativamente mais afastados do que os traseiros. As válvulas de escape da ventilação do motor não conduzem simplesmente de volta para a caixa de ar, mas possuem uma aba e um controle de válvula que conecta os dois bancos de cilindros.
Isso lembra um pouco os motores V-TEC da Honda VFR 800. No entanto, a motocicleta desenhada, com sua parte superior e traseira levantada, lembra fortemente a atual RC213 de MotoGP, mas contém um farol. Seria essa finalmente a versão de rua da lendária máquina de corridas?
Projetos assim emergem desde o início dos anos 2000. Apenas em 2015 a Honda fez uma versão de rua, a RC213V-S, caríssima e exclusivíssima. Então você não ouve falar nada há muito tempo, mas aparentemente os planos continuam em 2022. Agora, contudo, os japoneses pensam em economia de combustível e gases limpos com este V4. Será que vai?