Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Honda registra novamente o nome Transalp nos EUA. Retorno à vista?

Lucas Carioli 24 de fevereiro de 2021


Os escritórios de patente dos Estados Unidos relataram que a Honda entrou com um novo pedido de patente para proteger o nome “Transalp” no país. Isso sugere que a conhecida adventure pode voltar completamente reformulada em breve.

O pedido da marca japonesa pede o registro do nome para ser utilizado em “motocicletas e peças estruturais de motocicletas”. No mercado norte-americano, os direitos anteriores haviam sido cancelados em 2016.

Por outro lado, na Europa o registro foi renovado em 2015, dando proteção até 2026. Na Austrália fora renovado em 2017 e no Japão em 2019. Mas, renovar direitos existentes é mais simples do que começar um novo aplicação, como aconteceu agora nos EUA.


Apresentada em 1986, a Honda XL600V Transalp utilizava originalmente um motor V-Twin de 583 cm³ que produzia 50 cv a 8.000 rpm e 5,3 kgf.m a 6.000 giros. Formando dupla com a antiga África Twin, as motocicletas eram sonhos de consumo na época.

Em 2000, a Transalp evoluiu para XL650V e, em sua geração final, em 2008, XL700V. Essa é a que os brasileiros conheceram melhor, antes da motocicleta ter sido descontinuada em 2012 para a chegada da então inédita NC700X.

Quase 10 anos depois, a NC750X continua fazendo sucesso ao lado de sua irmã menor, CB500X. No entanto, ambas são muito mais orientadas para rodar no asfalto do que na terra e não tem chance em uma briga direta com a Yamaha Ténéré 700, por exemplo.

Esse segmento ainda tem pesos pesados como BMW F700/800GS e Triumph Tiger 900, mas não conta com a presença da Honda. Sua opção mais próxima na Europa é a VFR800X, que está sendo descontinuada esse ano por não obedecer às leis do Euro5.

Nesse cenário, o retorno da Transalp realmente faz todo o sentido. Mas provavelmente o novo modelo utilizará um motor de dois cilindros em linha, porque são mais baratos de fazer, mais leves e mais fáceis de adaptar do que os gêmeos em V.

Quando descobriu-se que a África Twin passaria a ter um motor de 1.100cc, o boato no Japão indicava que um modelo reduzido de 850cc também estava em desenvolvimento. Seria essa a nova Transalp? O tempo vai dizer.


Tags: Segredos Transalp XL600V Transalp

Continue Reading

Previous: Kawasaki Ninja H2 SX flagrada testando sistemas de radar
Next: BMW estuda criar versão menor da custom R18

Leia também

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT são os próximos lançamentos da marca
  • Segredos

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT são os próximos lançamentos da marca

12 de junho de 2025
Kawasaki Z1100: mais detalhes descobertos
  • Segredos

Kawasaki Z1100: mais detalhes descobertos

22 de maio de 2025
Ducati também está desenvolvendo transmissão automática
  • Segredos

Ducati também está desenvolvendo transmissão automática

21 de maio de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.