A Honda Motos do Brasil divulgou hoje (20) os resultados comerciais de 2021. Mesmo com paralisações, falta de componentes e fila de espera, a marca registrou um crescimento de vendas de 24% sobre 2020.
Foram comercializadas mais de 882 mil unidades entre janeiro e dezembro do último ano, ante 711 mil, no mesmo período de 2020 (exatos 24%). A produção também acompanhou a tendência e cresceu 23%, com cerca de 933 mil unidades deixando a linha de produção em Manaus-AM.
Superar os números de 2020 não é difícil, já que a fábrica parou duas vezes e vários pontos de venda precisaram ficar fechados em decorrência da pandemia. Entretanto, os números de vendas e produção também são melhores do que em 2019, quando foram emplacadas cerca de 853 mil unidades (3,3% a mais) e produzidas 909 mil (2,6%).
“2021 foi um ano de adaptação constante, e ainda temos desafios a serem superados, mas os resultados positivos demonstram o quanto a motocicleta tem sido importante para o brasileiro e como o veículo ajuda a democratizar a mobilidade em todas as regiões do país“, disse Alexandre Cury, Diretor Comercial da Honda Motos. “Como uma marca em constante evolução, apresentamos importantes novidades e vamos continuar trabalhando, junto com a rede de concessionárias e fornecedores para promover experiências únicas e conquistarmos, ainda mais, os clientes.“
Eles ainda afirmam que o segmento de scooters cresceu 39% no último ano, atingindo um recorde histórico de 104 mil unidades emplacadas. A Honda lidera as vendas dessa categoria, com cerca de 60% do segmento. A Elite 125 foi o modelo com maior crescimento, cerca de 55% no último ano, e junto com a PCX, está no topo dos modelos mais vendidos da categoria.
Mas o veículo mais emplacado, como sempre, foi a linha CG160: nada menos do que 314 mil unidades emplacadas, o que representa 35% do total de vendas da Honda em 2021. Além dela, a Biz (159.538), NXR 160 Bros (128.288) e Pop 110 (105.899), foram as únicas motocicletas a superarem os três dígitos entre todos os modelos oferecidos no país.
Embora se apoie nas motos de pequeno deslocamento, a Honda afirma que os segmentos de alta cilindrada também apresentaram um crescimento de 18% nos emplacamentos, com destaque para a CBR1000RR-R e CRF1100L Africa Twin. No pilar produtivo, foi inaugurada uma nova fábrica de motores, na unidade de Manaus, além da modernização de uma das linhas de montagem.