A Honda RC213V-S, versão de rua da superbike que compete na MotoGP foi vista pela primeira vez em público no último domingo (31). O modelo estava sendo pilotado por Hiroshi Aoyama na corrida “Asama Hill Climb”, no Japão.
Agora não resta mais nenhuma dúvida. A Honda já definiu todos os detalhes sobre a produção da Honda RC213V-S, que provavelmente será lançada na Espanha, às vésperas do Grande Prêmio da Catalunha, na semana que vem. Além de deixarem a moto ser fotografada livremente no evento, eles também revelaram alguns detalhes técnicos.
A moto até então só tinha sido vista nessas cores em fotos de estúdio, fornecidas pela Honda no Salão de Milão do ano passado. Na ocasião, um protótipo inteiramente em fibra de carbono estava presente, apresentado pelos pilotos da marca na MotoGP, Marc Márquez e Dani Pedrosa.
Dave Hancock diretor geral da Honda Europa afirmou que o modelo é o mais próximo possível dos modelos em ação na MotoGP, embora a marca japonesa não a classifique como uma réplica: “Bem, a Honda não goste de chamar de réplica, porque não é. Se você olhar para a moto de Marc Márquez e a moto de produção, esta é está um degrau abaixo“, afirmou.
Mesmo não sendo réplica é muito próxima: chassis, braço oscilante, rodas, suspensão, cárter, tanque de combustível, tampa do tanque, corpo do acelerador e assento são absolutamente os mesmos que Márquez pilota. OK, não tem válvulas pneumáticas, o câmbio seamless, e algumas peças internas são diferentes. As bielas são de um material diferente e os pistões são outros porque é uma moto de estrada. Se nós construí-la com um motor de corrida você estaria verificando constantemente isso.” (Dave Hancock)
Shinji Aoyama, diretor de operações da Honda Motor Company, disse recentemente ao site britânico Motorcycle News: “Uma ou duas unidades por dia é o limite da nossa capacidade de produção porque, embora as peças do motor não sejam exatamente especificação MotoGP, ainda não são como outras de produção em massa“, explicou. “Nosso plano será fazer essas motos na fábrica de Kumamoto, no Japão, onde temos uma área onde os nossos operários mais experientes vão construí-las” encerrou.
Mais detalhes sobre a Honda RC213V-S
Quadro
Idêntico à RC213V de Márquez. As principais vigas são multi-seção, pressionadas e soldadas em alumínio. A mesa é excepcionalmente grande e forte para resistir a força das frenagens, com um incomum rolamento interno, capaz de mover as bengalas para mais perto ou mais longe.
Manetes e suportes
Pedaleiras e manetes são usinadas a partir de um bloco sólido. Cada uma tem seis níveis de ajuste. O movimento total para frente e para trás é de cerca de 25 mm, com 12 milímetros para cima e para baixo. O cilindro mestre traseiro é tipo “one-off”, mas a pinça Brembo traseira é convencional, de dois pistões.
Escapamento
Idêntico à versão de corrida, com dupla saída para o motor V4: uma pela lateral e outra sob a rabeta, sendo completamente usinado com titânio. O mais interessante é que silenciadores e catalizadores parecem ocultos.
Braço oscilante
Inteiramente feito em alumínio, o braço oscilante possui 655 milímetros contra 600 de uma CBR 1000RR Fireblade comum. A peça também possui um pivô para regulagens de extensão da suspensão traseira.
Rodas e pneus
As rodas são de fabricação da própria Honda, idênticas às da MotoGP. O material não foi especificado, mas provavelmente são alumínio, sendo o kit especial, de magnésio. Os pneus são Bridgestone S20R, com 190/55/17 na traseira, medida escolhida pelo Chefe de testes de desenvolvimento, Shogo Kanaumi para não limitar a desenvoltura em curvas.
Eletrônica
O quickshifter é da marca Showa. O amortecedor de direção é eletrônico e vem diretamente da HRC, assim como o painel, inteiramente digital. Entretanto os comandos dos punhos são incrivelmente simples e a Honda não informou outros detalhes, como controle de tração e mapas de motor.
Suspensão
Também, similares à MotoGP, a RC213V-S utiliza bengalas Öhlins à gás na dianteira e traseira, completamente reguláveis. Os discos de freio e pinças são da Brembo. Nada ainda foi dito sobre diâmetros, ou mesmo ABS.
Carenagem
Não é idêntica à MotoGP, afinal essa moto possui faróis e rabeta. Ainda assim, o desenho geral é muito próximo. O tanque é virtualmente o mesmo. Mas, a melhor solução é a posição dos espelhos: ao invés de fixados na bolha como usualmente acontece, estão posicionados sobre os protetores dos manetes, num ângulo bem mais baixo e elegante.
A RC213V-S vem sendo testada secretamente há mais de um ano por Hiroshi Aoyama, Marc Márquez e até por Casey Stoner. Inclusive, espera-se que o australiano esteja presente no lançamento da moto, que deverá acontecer quinta-feira que vem, 11 de junho.