Lançada com bastante estardalhaço no começo do mês, a Honda RC213V-S, versão de rua da máquina que compete na MotoGP chamou mais atenção pela baixa potência do motor: apenas 159 cv. Contudo, a versão japonesa terá bem menos do que isso.
O aguardadíssimo lançamento da RC213V-S, versão de rua do protótipo que compete na MotoGP com Marc Márquez e Dani Pedrosa aconteceu em 11 de junho, véspera do GP da Catalunha, depois de muita expectativa. Contudo a moto impressionou menos do que o previsto, principalmente no que concerne a potência do motor.
Com a máquina de corridas beirando os 250 cv, esperava-se que a RC213V-S tivesse pelo menos 200 cv disponíveis, o que suas rivais Yamaha YZF-R1, Ducati 1299 Panigale, BMW S1000RR, Aprilia RSV4 e principalmente Kawasaki H2R já oferecem de forma standard.
Contudo, a Honda informou que a potência do modelo normal é de apenas 159 cv, menos do que uma CBR1000RR comum. Apenas comprando um “kit de competição” é que a cavalaria aumenta para 215 cv, ainda assim nada de cair o queixo, considerando-se o impressionante preço de 188 mil euros (quase 600 mil reais).
Na ocasião, a Honda também informou que os Estados Unidos não terá acesso ao kit de competição e a versão levada para lá terá ainda menos potência: 101 cv, menos do que a nossa popular CB600F Hornet, que até sair de linha em 2014 oferecia 102 cv à 11 mil rotações. Entretanto, isso não é nada comparado ao corte previsto para o mercado japonês.
Segundo o site britânico Visordown, que localizou a informação em uma seção dedicada à moto em língua japonesa, a unidade que será vendida por lá não terá mais do que 70 cv, o que é menos do que uma Yamaha XJ6 nacional (77 cv) ou até a bicilíndrica MT-07 (73 cv). Em compensação eles terão acesso ao kit de competição.