Foi descoberto um registro de marca que revela as intenções da Honda do Brasil em trazer novamente o emblemático nome “Sahara”, que marcou os anos 1990. Dessa vez, a motocicleta utilizada seria a XRE300.
De acordo com os colegas do Infomoto, o registro do nome “XRE300 Sahara” foi solicitado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) em abril de 2021 mas foi negado. A Honda recorreu contra esse indeferimento em 2022 e o processo continua em andamento.
Conhecido como NX350 Sahara, o modelo foi introduzido no mercado brasileiro em 1989 como uma evolução estradeira da XLX 350, que era 100% trail. Em um mercado carente de motos maiores, seu sucesso foi estrondoso até 1999 quando foi substituída pela NX4 Falcon.
De certa forma, é uma trajetória que se assemelha à XRE 300, motocicleta que nasceu em 2009 como uma versão mais estradeira de outra trilheira, a XR250 Tornado. O sucesso se repetiu e continua até hoje, mesmo que o modelo nunca tenha utilizado um nome para acompanhar a sigla.
A Honda vive, internacionalmente, um momento de valorização de seu próprio passado. Pode-se dizer que a pioneira nessa iniciativa foi a CRF1000L África Twin em 2015, que faz tributo ao modelo clássico dos anos 1980 e 1990 (e que a própria Sahara se inspirou).
Mais recentemente, eles trouxeram de volta à tona os nomes “Hornet” e “Transalp”, embora em plataformas totalmente novas. No Brasil, a nova Sahara não deve ir tão longe, sendo uma versão mais “desértica” da XRE 300. Mas primeiro, eles precisam reassegurar a utilização do nome.
Geralmente, em um processo de trademark, a parte interessada solicita ao órgão competente a utilização da nomenclatura desejada, que passa para um período de avaliação em que não pode haver contestação de outras partes. O que não parece ser o caso agora.
Em termos de mercado, a Honda sabe que está chegando a hora de atualizar a XRE 300, essencialmente a mesma moto desde 2009. Nos últimos anos, o modelo passou a ver a aproximação de sua rival direta, a Yamaha XTZ 250 Lander, completamente atualizada em 2020.
Além disso, a XRE300 ainda utiliza o motor de 291 cm³ derivado da malfadada CB300, descontinuada em 2015. Certamente a Honda deve estar planejando a sua substituição pelo propulsor de 293,5 cm³ da nova Twister 300 já se preparando para os novos limites do Promot 5.