A Honda já produz mais de 20 milhões de motocicletas anualmente e quer mais. Essa semana, eles revelaram seus planos de chegar a 30 milhões, ou o equivalente a 50% da produção mundial até 2030.
A empresa realizou uma coletiva de imprensa sobre suas atividades no setor apresentada pelos executivos Minoru Kato (Chefe de Operações de Motocicletas e Produtos de Energia) e Daiki Mihara (Chefe da Unidade de Negócios de Eletrificação de Motocicletas e Produtos de Energia).
Para o atual ano fiscal japonês de 2025, que termina em 31 de março, as vendas globais de motocicletas deverão ser de 20,2 milhões de unidades, o que representa cerca de 40% das vendas globais de motocicletas, de acordo com a Honda.
O mercado asiático sozinho (que inclui Índia, Indonésia, Tailândia e Vietnã), é responsável por 85% das vendas globais de motocicletas (17,2 milhões de unidades) da Honda. Os mercados do Japão, Europa e EUA venderam 6% (1,2 milhão de unidades).
Mas eles preveem um maior crescimento na região chamada “sul global”: o sudoeste asiático (da qual a Índia é o maior mercado), Indonésia, Filipinas e países da América Central e do Sul, liderados pelo Brasil, que tem visto um crescimento exponencial nos últimos anos.
Com este crescimento esperado, a Honda projeta aumentar a sua participação no mercado de motocicletas para 50% até então, o que a longo prazo (por volta de 2030) totalizará impressionantes 30 milhões de motocicletas por ano.
Motor V3 com supercharger ganhou sinal verde
Para alcançar a neutralidade de carbono para todos os seus produtos de motocicletas até 2040 (em vez de 2050), a Honda disse que “irá acelerar a eletrificação como foco principal, enquanto continua a avançar no ICE (motores de combustão interna)”.
Eles tem planos para lançar 30 modelos elétricos em todo o mundo e vender 4 milhões de veículos elétricos até 2030. Mas o ritmo está mais lento do que o esperado: em outubro de 2024, a Honda anunciou duas motocicletas elétricas leves na Indonésia e duas na Índia.
Os japoneses, no entanto, afirmam que já lançaram 13 modelos elétricos, com os quais afirmam estar fazendo “progressos constantes”. No Salão de Milão do ano passado, eles revelaram dois modelos maiores de motocicletas elétricas: o “EV Fun Concept” e o “EV Urban Concept”.
Também no Salão de Milão, a Honda apresentou um conceito com um motor V3 sobrealimentado, que pelo visto, teve sinal verde para o seu projeto continuar. “Com um plano para aplicá-lo em futuros modelos FUN, a Honda continua o desenvolvimento rumo à produção em massa”.