No Japão crescem os rumores de que a Honda poderia apresentar uma CBR1000R, versão com carenagens da CB1000R. A sport-touring ainda traria duas inovações guardadas pela marca japonesa.
Quem está especulando é a conhecida revista Young Machine, responsável por alguns furos interessantes na última década. Eles inclusive até encomendaram uma ilustração de como a futura CBR1000R poderia se parecer.
Basicamente a Honda replicaria a mesma estratégia aplicada na linha 650cc, onde utiliza o mesmo motor de quatro cilindros em dois modelos diferentes, a CB650F e a CBR650R que, embora tenha sido descontinuada no Brasil, continua no exterior.
Espere, portanto, o mesmo motor de 145 cv a 10.500 rpm e 10,6 kgf.m de torque a 8.250 rpm da CB1000R e a mesma ciclística, com garfos Showa SFF-BP, discos de freio de 310 mm e pinças Tokico radiais de quatro pistões.
Na eletrônica, a CBR1000R certamente também seria muito semelhante à sua irmã pelada, com três modos de condução (além de um personalizável), controle de freio motor e controle de tração, adicionando ainda controle de largada e de cruzeiro.
Os japoneses, no entanto, apostam que CBR1000R poderia conter duas novidades recentemente patenteadas pela Honda: um para-brisa elétrico que também muda a posição do painel e um sistema eletrônico que regula a altura dos semi guidões.
Mas a Honda vai mesmo apresentar essa motocicleta? Eis a grande questão. Seria um modelo que não demandaria um grande investimento nem grandes recursos do setor de Pesquisa e Desenvolvimento, já que sua plataforma vem quase toda da CB1000R.
A dúvida fica em saber se há demanda para esse tipo de modelo. Há poucas opções sport-touring entre as 1000cc, entre elas a Kawasaki Ninja 1000 e Ducati Supersport 950. A Yamaha aposentou a FJR 1300 e a Suzuki a GSX-S1000F. Mas estamos aqui para contar tudo o que se fala nos bastidores da indústria.