A Honda está planejando o lançamento um novo modelo de 650cc para os próximos meses. O objetivo da marca japonesa é enfrentar a best-seller Yamaha MT-07 e talvez até reorganizar a sua linha de médias.
A revelação foi feita por Fabrice Recoque, gerente da divisão de motocicletas da Honda francesa durante o lançamento do scooter Forza 300 no país. Questionado pela revista Moto Revue sobre as possibilidades de retorno da CB600F Hornet, o dirigente foi taxativo.
“Nossa estratégia de roadsters será estabelecida em duas fases. Em médio prazo, teremos uma nova moto com 650cc e que será apresentada nos próximos meses. Eu não posso dizer nada mais sobre isso“, disse Recoque para a surpresa da imprensa francesa, que ainda revelou a existência de um segundo modelo.
“Essa moto será seguida por outra nova moto mais volumosa e já começamos a trabalhar nela, mas não será apresentada por enquanto“, continuou. O objetivo claro é enfrentar a aclamada Yamaha MT-07 de uma forma melhor do que a atual CB650F vem fazendo.
“Nossa estratégia não será atacar o MT-07 com o mesmo estilo, ou um preço similar. Vamos propor uma moto muito diferente, com um estilo único e posicionamento muito diferente“, revelou Recoque. “Provavelmente será um pouco mais cara, mas também muito diferente e um pouco fora da concorrência“, antecipou.
Olhando o catálogo da Honda, fica claro o quanto o mercado mudou desde 2014, quando a CB650F surgiu com a missão de substituir a finada CB600F. Com um motor tetracilíndrico de 85 cv (eram 102 na Hornet), quadro e suspensões mais modestos, a naked tinha a mesma proposta de sua antecessora, mas nunca foi um sucesso absoluto de vendas.
Nesses quatro anos, o interesse pelo segmento de 600cc também mudou bastante de foco, deixando de lado as supersports com motores multicilíndricos de alto giro (como a CBR650F) para privilegiar propulsores menores com maior enfoque em torque, como demonstram a MT-07, Kawasaki Z650, Suzuki SV650 e Triumph Street Triple 765.
Além disso, as montadoras tem se preocupado em criar plataformas mais flexíveis, que permitam a criação de novos modelos com propostas diferentes sem grandes modificações internas. É o caso da Yamaha Tracer 700, Kawasaki Versys 650 e Triumph Tiger 800.
Até o momento, a Honda oferece a pequena CB500X e a ousada NC750X, ambas com excelente nível de aceitação, mas cujo projeto já tem uma certa idade. É possível que marca japonesa promova uma reorganização na linha de médias oferecendo um novo produto enquanto deixa a CRF1000L África Twin como opção mais cara. Segundo Recoque, o lançamento das novas motos acontecerá no Salão de Milão, em novembro.