De olho no crescente mercado Adventure de 250/300cc, a Honda pode apresentar uma versão de entrada da África Twin no ocidente, aproveitando o cultuado nome da Big Trail.
A especulação vem, mais uma vez, da conhecida revista Young Machine, que parece ter fontes bem informadas dentro das quatro grandes fabricantes japonesas e já previu o lançamento de diversos modelos nos últimos anos.
Agora eles afirmam que a Honda poderá apresentar uma “CRF250L Africa Twin” no próximo ano, cujo objetivo seria concorrer diretamente com a Kawasaki Versys X-300, Suzuki V-Strom 250, KTM 390 Adventure e Lander 250.
O gatilho para isso seria o Euro5, que deve encerrar a produção da atual CRF250L Rally na Europa ao final de 2020. A trilheira derivada direta das máquinas de competição Off-Road utiliza um motor que rende 24 cv e 2,03 kgf.m mas é padrão Euro4.
De acordo com a publicação, a Honda já estaria desenvolvendo uma atualização para a CRF250L Rally e junto com ela viria uma versão Africa Twin e uma nova Rebel 250, a pequena custom da marca, as três utilizando o mesmo motor como plataforma.
Faz sentido, mas a dúvida que fica no ar é se esse motor permaneceria de um cilindro, como o atual, ou seria de dois cilindros, o que justificaria melhor a adesão ao nome África Twin, que na CRF1100L é um bicilíndrico em linha.
No Brasil, é claro, temos a popular XRE 300, que já está em seu 11º ano de produção sem grandes modificações. É chegada a hora de sua aposentadoria? Uma nova geração que carregasse a alcunha “África Twin” certamente seria uma bela novidade? O tempo vai dizer.