Lançada oficialmente no ano passado, a Yamaha MXT 850 Niken deu o que falar, tanto é que a sua rival histórica Honda pode estar planejando lançar um modelo de três rodas com características semelhantes em breve.
A afirmação vem da imprensa britânica, que descobriu os registros de patentes de um novo projeto, onde claramente podemos ver um sistema de suspensão dianteira capaz de abrigar duas rodas. Entretanto, o arranjo é bem mais complexo que o visto na Yamaha.
Assim como na MXT 850 Niken, o projeto da Honda também se faz da utilização de paralelogramos montados transversalmente na frente, mas neste caso o superior está logo abaixo da mesa de direção, enquanto o inferior fica bem na base da moto. Fundições verticais robustas ligam as ligações paralelas superior e inferior de cada lado.
A partir deles, há dois balancins que se estendem para a frente até as rodas dianteiras, cada um com um pivô de direção do cubo, enquanto os membros verticais que contêm os cubos dianteiros alcançam as articulações de suspensão longitudinais superiores que correm para as montagens mais altas do conjunto. Parece algo volumoso e pesado.
A Honda também gosta de dar asas à imaginação com conceitos interessantes, que vez ou outra podem virar modelos de produção. Quem não se lembra do “City Adventure” que depois virou o X-ADV? Em 2016, eles apresentaram um protótipo de três rodas que continua o motor da NC750X.