A CBR900RR, que deu origem a atual CBR1000RR-R Fireblade vai completar 30 anos em 2022 e, de acordo com a imprensa japonesa, a Honda não vai perder a ocasião lançando uma edição especial.
De acordo com a sempre antenada revista japonesa Young Machine, a Honda deve apresentar, no próximo Salão de Milão, uma CBR1000RR-R com grafismos inspirados na CBR900RR SC28 original, que foi um marco no segmento das superbikes quando apareceu em 1992 (ilustração acima).
Eles ainda afirmam que a motocicleta pode receber um novo sistema de admissão e escapamento para melhorar ainda mais o seu torque em baixas e médias rotações. O motor atual pode chegar a 220,5 cv a 14.500 rpm e um torque máximo de 11,5 kgf.m a 12.500 rotações por minuto.
Seriam as primeiras alterações na CBR1000RR-R desde a sua introdução no fim de 2019. Na ocasião, a Fireblade ganhou uma atualização geral, a maior desde 2008, para voltar a ser competitiva no Mundial de Superbike, campeonato que voltou a participar de forma oficial na mesma época.
Passadas duas temporadas, no entanto, a Honda ainda não venceu nenhuma corrida no campeonato ficando na sombra de Kawasaki, Yamaha e Ducati. As informações japonesas vão de encontro com as últimas que tínhamos de que uma versão SP2 estaria no horizonte.
E, pelo que temos observado, essa seria a primeira e última atualização na CBR1000RR-R. Isso porque, para o longo prazo, a Honda já estaria trabalhando em um modelo completamente diferente, com um novo chassi e um novo motor com um inédito sistema de válvulas variáveis.