No começo do ano revelamos que a Honda estava planejando criar mais motos baseadas no motor da África Twin 1100. Agora fontes japonesas dizem que uma delas será a “CB1100X”, nos mesmos moldes da CB500X e NC750X.
Essas imagens computadorizadas publicadas pela revista japonesa AutoBy sugerem que a moto terá o design inspirado no conceito CB4X, que fez bastante sucesso no Salão de Milão do ano passado, porém sem o motor de quatro cilindros em linha da CB650F.
A ideia é aproveitar o desenvolvimento recente do motor de dois cilindros paralelos e 1.084 cm³ da África Twin em um modelo com a mesma posição de pilotagem alta e relaxada, porém com desempenho melhor no asfalto, como a F900XR, por exemplo.
Não é uma mera hipótese atirada ao vento. Em julho do ano passado já se falava de uma nova tourer baseada na África Twin. Em março desse ano, foram flagrados dois projetos de chassi que continham o propulsor da big trail.
No mês passado, outro projeto de chassi foi flagrado, dessa vez em uma custom. Os resultados não demoraram em aparecer, pois exatamente nessa semana, a Honda apresentou a nova geração da Rebel 1100 com o motor da África Twin.
Com a chegada do Euro5, vários motocicletas devem ser descontinuadas. Para suprir rapidamente suas respectivas ausências, as fabricantes trabalham em modelos alternativos baseados no que tem de mais atual. Mas, de acordo com a revista AutoBy, a novidade não deve chegar antes de 2022.